10 feriados nacionais estão previstos para 2023; veja o calendário

Os feriados nacionais são datas que devem ser cumpridas por todos os órgãos e instituições atreladas ao poder Executivo.

Com a volta da possibilidade de fazer mais viagens neste ano, passado o auge da pandemia do COVID-19, se atentar aos dias de folga tornou-se necessário. Assim, para aqueles planejando uma saída em 2023, a boa notícia é que pelo menos 10 feriados nacionais já estão previstos, fazendo com que as datas sejam o momento perfeito para viajar.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que os feriados nacionais são apenas previsões. Apesar das datas ainda não terem sido confirmadas pelo Ministério da Cidadania, certas folgas são garantidas anualmente, algo que não deve mudar no próximo ano.

Diferentemente de 2022, que deixou a desejar em relação aos feriados, 2023 possui boas oportunidades para descansar com seus feriados prolongados. Confira abaixo a lista dos feriados nacionais previstos para o ano que vem.

Calendário dos feriados nacionais previstos para 2023

Leia também
13 feriados nacionais estão previstos para 2023; veja o calendário

Foto: Reprodução / Pexels.

Sem nenhuma surpresa, boa parte das datas comemorativas que ocorrem todos os anos também estão presentes no calendário de 2023. Este é o caso do Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Corpus Christi, por exemplo. Os feriados de 2023 poderão ser os seguintes:

continua depois da publicidade
  • 1º de janeiro (domingo): Ano Novo;
  • 7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa);
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;
  • 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi;
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quarta-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

O ano de 2023 terá início em um final de semana, sendo o primeiro dia do ano em um domingo. É comum que o Ano Novo, também conhecido como Réveillon, seja um dos períodos mais requisitados para fazer viagens. Aqueles que não marcam uma saída faz tempo por conta da pandemia podem aproveitar a época e começar a planejar.

Por sua vez, o Carnaval, previsto para os dias 20 e 21 de fevereiro, segue sendo uma das festividades mais tradicionais do país. Sendo o primeiro dia de folga prolongado do ano, ele é uma ótima oportunidade para aproveitar a folia ou apenas descansar.

continua depois da publicidade

Um dia depois do Carnaval vem a Quarta-feira de Cinzas, o que permite que os dois dias de feriado em fevereiro possam se tornar três. O dia é considerado ponto facultativo até as 14h. Deste modo, cada empresa pode determinar se adota o feriado ou não.

Ainda sobre os outros possíveis momentos de folga, além dos feriados nacionais, teremos seis dias de ponto facultativo em 2023. Confira o calendário:

  • 20 e 21 de fevereiro (Segunda e terça-feira): Carnaval;
  • 22 de fevereiro (Quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas;
  • 9 de abril (Domingo): Páscoa;
  • 24 de dezembro (Domingo): Véspera de Natal;
  • 31 de dezembro (Domingo): Véspera de Ano Novo.

Em abril, as festividades da Semana Santa começam no dia 7, com a Paixão de Cristo. A data é uma celebração importante para os cristãos, e é seguida da Páscoa, no dia 9. Em 2023, os brasileiros terão outra opção de feriado prolongado neste mês, começando em uma sexta e indo até o domingo.

continua depois da publicidade

A falta de feriados prolongados não será um problema no ano que vem. Em outubro, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, a festividade ocorre em uma quinta-feira.

A época é uma ótima oportunidade para organizar um passeio até o fim de semana e dar uma pausa na rotina. Para quem tem filhos, é comum que as escolas paralisem as atividades nesta semana.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade