Próximo feriado nacional ocorre em breve; veja calendário completo

O próximo feriado nacional que ocorre em breve faz parte do calendário completo divulgado no começo deste ano pelo Ministério da Economia, responsável pelo cronograma anual.

O próximo feriado nacional ocorre em breve, de acordo com as datas oficiais divulgadas pelo Ministério da Economia no começo deste ano. No geral, a pasta é responsável pela organização do calendário de feriados nacionais e pontos facultativos que abrangem o território nacional.

continua depois da publicidade

Neste sentido, estima-se que 2022 terá 6 feriados nacionais caindo durante o período da semana, e outros 3 especificamente nos finais de semana. Ao todo, são 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, o que totaliza 14 comemorações oficiais. Saiba mais informações sobre o próximo feriado que deve ocorrer em breve:

Qual o próximo feriado nacional que ocorre em breve?

feriados nacionais, feriado

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

Leia também

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, o feriado nacional que acontece em breve é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro.

Desse modo, a previsão é que haja suspensão das atividades em todos os setores da economia, incluindo funcionários da iniciativa privada e servidores públicos.

continua depois da publicidade

Comumente, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em respeito às tradições católicas brasileiras. Sendo assim, celebra-se a chegada dos espanhóis ao continente americano, no dia 12 de outubro de 1492, mas também o Dia das Crianças, marcado por festividades ao público infantil.

Apesar da relação com o Dia das Crianças, essa data não é considerada um feriado nacional. No geral, foi oficializada neste dia em 1924, durante o período de governo do então presidente Arthur Bernardes.

Outro motivo pelo marco histórico refere-se ao fato de que três pescadores encontraram a imagem da Santa que posteriormente se tornaria a Nossa Senhora de Aparecida, em outubro de 1717, às margens do rio Paraíba do Sul. Portanto, a celebração envolve a procissão que acompanha a imagem da Santa pela cidade.

continua depois da publicidade

Neste período do ano, a Igreja Católica organiza diversas atividades para os romeiros, como vigílias noturnas com orações e rituais específicos para a Nossa Senhora de Aparecida. Também conhecida como padroeira do Brasil, essa Santa é responsável pela proteção de crianças, filhos e netos.

Calendário completo de feriados nacionais

Além do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, em 12 de outubro, esse mês também é marcado pelo ponto facultativo do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.

Sendo assim, estima-se que somente o setor público terá suspensão das atividades, mas as demandas emergenciais e urgentes para a sociedade seguem com rotina normal.

continua depois da publicidade

No geral, a principal recomendação dos representantes é que os brasileiros antecipem os seus atendimentos para evitar qualquer conflito causado pela folga no Dia do Servidor Público.

Em resumo, a data celebra as conquistas da categoria ao longo da história brasileira, mas também é um instrumento de reconhecimento do trabalho desses profissionais.

As outras comemorações previstas no calendário são:

  • Dia de Finados, em 2 de novembro;
  • Proclamação da República, em 15 de novembro; e
  • Natal, no dia 25 de dezembro.

Ainda que cada um tenha uma série de rituais e tradições específicas, por conta dos costumes religiosos e culturais, todos são feriados nacionais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade