Próximo feriado nacional ocorre em breve; veja calendário completo

O próximo feriado nacional que ocorre em breve faz parte do calendário completo divulgado no começo deste ano pelo Ministério da Economia, responsável pelo cronograma anual.

O próximo feriado nacional ocorre em breve, de acordo com as datas oficiais divulgadas pelo Ministério da Economia no começo deste ano. No geral, a pasta é responsável pela organização do calendário de feriados nacionais e pontos facultativos que abrangem o território nacional.

Leia também

Neste sentido, estima-se que 2022 terá 6 feriados nacionais caindo durante o período da semana, e outros 3 especificamente nos finais de semana. Ao todo, são 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, o que totaliza 14 comemorações oficiais. Saiba mais informações sobre o próximo feriado que deve ocorrer em breve:

Qual o próximo feriado nacional que ocorre em breve?

feriados nacionais, feriado
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, o feriado nacional que acontece em breve é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro.

Desse modo, a previsão é que haja suspensão das atividades em todos os setores da economia, incluindo funcionários da iniciativa privada e servidores públicos.

Comumente, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em respeito às tradições católicas brasileiras. Sendo assim, celebra-se a chegada dos espanhóis ao continente americano, no dia 12 de outubro de 1492, mas também o Dia das Crianças, marcado por festividades ao público infantil.

Apesar da relação com o Dia das Crianças, essa data não é considerada um feriado nacional. No geral, foi oficializada neste dia em 1924, durante o período de governo do então presidente Arthur Bernardes.

Outro motivo pelo marco histórico refere-se ao fato de que três pescadores encontraram a imagem da Santa que posteriormente se tornaria a Nossa Senhora de Aparecida, em outubro de 1717, às margens do rio Paraíba do Sul. Portanto, a celebração envolve a procissão que acompanha a imagem da Santa pela cidade.

Neste período do ano, a Igreja Católica organiza diversas atividades para os romeiros, como vigílias noturnas com orações e rituais específicos para a Nossa Senhora de Aparecida. Também conhecida como padroeira do Brasil, essa Santa é responsável pela proteção de crianças, filhos e netos.

Calendário completo de feriados nacionais

Além do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, em 12 de outubro, esse mês também é marcado pelo ponto facultativo do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.

Sendo assim, estima-se que somente o setor público terá suspensão das atividades, mas as demandas emergenciais e urgentes para a sociedade seguem com rotina normal.

No geral, a principal recomendação dos representantes é que os brasileiros antecipem os seus atendimentos para evitar qualquer conflito causado pela folga no Dia do Servidor Público.

Em resumo, a data celebra as conquistas da categoria ao longo da história brasileira, mas também é um instrumento de reconhecimento do trabalho desses profissionais.

As outras comemorações previstas no calendário são:

  • Dia de Finados, em 2 de novembro;
  • Proclamação da República, em 15 de novembro; e
  • Natal, no dia 25 de dezembro.

Ainda que cada um tenha uma série de rituais e tradições específicas, por conta dos costumes religiosos e culturais, todos são feriados nacionais.

Leia também


você pode gostar também

Uber: agora é possível pedir corridas via WhatsApp; recurso está em fase de teste

Serviço disponibilizado recentemente continua em testes no Brasil e corridas podem ser solicitadas em alguns estados do país.

Imposto de Renda: novo lote residual da restituição é pago hoje, 30

O novo lote residual da restituição do Imposto de Renda será liberado nesta quarta-feira (30). Confira como realizar a consulta.

Google perdeu o 1° lugar entre as melhores empresas do mundo; veja o top 10

Neste ano, a gigante de tecnologia americana deixou a liderança do ranking das melhores empresas do mundo. Descubra neste texto a empresa que assumiu o primeiro lugar da lista.

Pela 1ª vez, Caixa e Enel participam do Feirão Serasa Limpa Nome

Pessoas que estão inadimplentes na Caixa Econômica Federal e Enel podem negociar as dívidas pelo Feirão Serasa Limpa Nome.

Mutirão para negociar dívidas com bancos termina nesta quarta, 30

Confira quais dívidas podem ser renegociadas em mais de 150 instituições e como ter acesso ao evento sem sair de casa.

BNDES libera até R$ 21 mil em empréstimo para MEI

A instituição financeira oferece linha de crédito para microempreendedores com limite de até R$ 21 mil e taxa de juros de até 4% ao mês.