Eleições 2022: saiba como consultar o local de votação pelo seu CPF

Os cidadãos podem consultar o local de votação das Eleições 2022 pelo CPF através do site do Tribunal Superior Eleitoral, mas também por meio de aplicativo e bot no WhatsApp.

No próximo domingo, 2 de outubro, acontecem as votações das Eleições 2022. Contudo, os mais de 156 milhões de brasileiros aptos a exercer o seu direito cívico devem saber como consultar o local de votação pelo CPF, para evitar confusões relacionadas à zona e seção eleitoral.

continua depois da publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral oferece uma maneira prática, simples e gratuita aos brasileiros por meio dos canais de comunicação do órgão público. No geral, o único requisito para acessar essas informações é possuir acesso à internet e portar os dados pessoais. Confira mais a seguir:

Como consultar o local de votação pelo seu CPF nas Eleições 2022?

1) Site do Tribunal Superior Eleitoral

Leia também

Em primeiro lugar, os brasileiros podem consultar o local de votação pelo CPF no site do Tribunal Superior Eleitoral. Neste caso, deve-se acessar a aba “Eleitor e Eleições” na parte superior da página. Logo em seguida, o usuário será direcionado para dois menus, um para cada categoria.

No menu “Eleitor”, basta clicar na parte que indica “Local de votação/zonas eleitorais”. A página mostrará diversas opções, desde a consulta simples ao local de votação, até a pesquisa mais ampla dos locais de votação para quem solicitou voto em trânsito. Ademais, é possível consultar como será o voto em trânsito dos servidores da Justiça Eleitoral.

continua depois da publicidade

Para acessar a informação sobre o próprio local de votação, os usuários devem informar o nome completo, o número do título de eleitor ou o CPF.

Ademais, a plataforma cobra dados como a data de nascimento e o nome completo da mãe. Após preenchê-los, a página irá indicar o número da zona eleitoral, assim como o endereço do local de votação.

2) e-Título

saldo não utilizado no celular

Foto: Reprodução / Pexels

O aplicativo digital para dispositivos móveis funciona como um título de eleitor digital. Disponível para Android e iOS, a plataforma oferece informações diversas sobre o eleitorado, incluindo o local de votação.

continua depois da publicidade

Para realizar a consulta, os usuários precisam acessar o aplicativo e selecionar a opção “Onde Votar” no menu de funcionalidades. Posteriormente, a plataforma irá informar os dados relativos à zona, endereço e seção eleitoral.

Além disso, é possível acessar um mapa para calcular a rota a ser feita pelo usuário até o local de votação. Porém, é necessário ativar o serviço de localização no aparelho.

3) Chatbot no WhatsApp

Desde 2020, o Tribunal Superior Eleitoral e o WhatsApp possuem uma parceria. Neste sentido, existe um assistente virtual disponível com diversos serviços, incluindo a consulta do local de votação pelo CPF.

continua depois da publicidade

Para acessar essa modalidade de consulta, é necessário enviar Oi para o número +55 61 996371078 ou clicar diretamente neste link. Os usuários podem salvar o contato do robô para receber mais conteúdos e informações pertinentes.

A consulta do local de votação acontece no menu principal do chat. Ao acessar o bot, os usuários devem clicar em “Ver tópicos” e logo em seguida buscar “Serviços ao Eleitor”.

Entre as funcionalidades disponíveis está a opção “Local de votação”. Ao selecionar essa opção basta informar o nome completo, título de eleitor ou CPF e aguardar a resposta do robô.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade