Caixa lança app para renegociar dívidas com o Fies; veja como usar

Divulgado nesta semana, o aplicativo Fies Caixa permite que os estudantes façam renegociações das dívidas, mas também acessem outras informações sobre os contratos.

A partir desta quinta-feira (01), os estudantes que contrataram empréstimos pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) poderão renegociar as dívidas através do aplicativo Fies Caixa. Lançado pela Caixa Econômica Federal, a plataforma irá permitir o refinanciamento de parcelas em atraso com até 99% de desconto.

continua depois da publicidade

Além disso, a plataforma ainda permite que os estudantes consultem as informações relativas a contratos e geração de boletos. Portanto, podem consultar se existem contratos disponíveis para negociação, além de simular os pagamentos e modificar as condições previstas para o perfil do estudante.

Conforme apurações feitas pela equipe do Concursos no Brasil, ainda não é possível encontrar o aplicativo nas lojas virtuais para Android e iOS. A plataforma, no entanto, deverá ser liberada em breve.

Como funciona a renegociação de dívidas com o Fies?

Leia também

O aplicativo Fies Caixa está disponível para download para aparelhos com sistema Android e iOS. A previsão da Caixa Econômica é que mais de 1,85 milhão de clientes poderão consultar os dados, sendo que 1,2 milhão poderão renegociar as dívidas diretamente no aplicativo.

continua depois da publicidade

De acordo com a previsão da instituição, a renegociação da dívida com o Fies pode acontecer até 31 de dezembro deste ano. No entanto, irá seguir as regras estabelecidas pela resolução número 51, publicada em julho de 2022, que autoriza o parcelamento dos débitos com descontos que variam entre 12% a 99%, dependendo do contrato.

Além do aplicativo, os acordos poderão ser estabelecidos por meio do site do Fies. No caso dos estudantes que estão com as parcelas em dia dentro dos respectivos contratos, a Caixa Econômica Federal oferece a quitação do financiamento com até 12% de desconto no valor devido.

continua depois da publicidade

Como usar o aplicativo para renegociar as dívidas?

Os estudantes que optarem pela renegociação através do aplicativo precisam verificar o contrato para saber se essa opção está disponível dentro do acordo estabelecido. É fundamental conferir os dados do contrato antes de simular os tipos de negociação disponíveis.

Basta confirmar os dados da negociação, aceitando os termos aditivos e novas condições previstas para a quitação das dívidas. Com esses processos realizados, é só emitir o boleto de entrada.

Por via de regra, a negociação será oficializada somente quando o estudante pagar a primeira parcela. Caso necessário, o usuário pode acessar outras informações por meio do aplicativo, como o resumo dos dados do contrato, as parcelas em aberto e em quanto tempo será possível encerrar a dívida.

continua depois da publicidade

Através da seção Perfil, o usuário pode acessar os dados pessoais cadastrados no Fies, e também realizar alguma correção ou modificação. Em todos os casos de atualização cadastral, é necessário enviar as informações por meio da plataforma.

Quais são as condições de negociação com o Fies?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os estudantes com atraso de 90 dias poderão ter desconto da totalidade de encargos, além de 12% do valor principal para os pagamentos realizados à vista. No caso dos estudantes com atraso há mais de um ano, que sejam inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial, a condição é outra.

Neste caso, o desconto será de 92% do valor total da dívida, mas também para o pagamento à vista. No geral, os estudantes precisam acessar o site do Fies e consultar as condições para o próprio perfil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade