Duração do estágio pode ser ampliada no país; entenda projeto

Projeto da Câmara dos Deputados prevê que a duração de estágio possa ser renovada até o fim do curso. Outras mudanças também foram propostas.

Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que visa mudar a legislação para quem é estudante e trabalha como estagiário. Entre as principais alterações previstas no PL 1.843/22, de autoria do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), está o aumento da duração do estágio.

continua depois da publicidade

Atualmente, a Lei 11.788/08, que rege essa categoria, determina que os contratos para estagiários podem ser de, no máximo, dois anos. Com a extensão do período contratual até o fim do curso, tanto o estudante como a empresa devem ser beneficiados.

Isso porque, de acordo com o autor, há “um desestímulo a que a empresa contrate estagiários que estejam cursando os primeiros anos do ensino superior, pois irá treiná-los sem possibilidade de efetivação”. Além disso, Gonzalez ainda propõe que sejam ampliadas as entidades que podem conceder estágio.

Duração do estágio e outras mudanças propostas

Leia também
estágio, regras de estágio, duração do estágio

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

O projeto de lei altera o período de duração do estágio, permitindo que estudantes continuem trabalhando após o vencimento de dois anos. O texto determina que esse prazo só “não poderá exceder o período de realização do curso”. Em caso de estágio obrigatório, o estudante deverá apresentar relatório de atividades a cada seis meses.

continua depois da publicidade

Na justificativa, Gonzalez explica que a regulamentação da categoria foi um grande avanço, mas não teve nenhuma alteração ao longo de mais de uma década. Sendo assim, “determinados aspectos merecedores de aperfeiçoamentos ficaram evidentes“, pontua. Outras mudanças propostas pelo deputado são:

  • Inclusão de estágio no formato remoto (home office) ou híbrido;
  • 30 dias de recesso por ano, preferencialmente durante as férias escolares;
  • Indenização caso os 30 dias de férias não sejam cumpridos;
  • Permissão para que MEIs, startups e pessoas pessoais físicas equiparadas por Lei a empresas contratem estagiários;
  • Revogação do número máximo de estagiários que a empresa deve ter;
  • Revogação das cotas de 10% para pessoas com deficiência (PcD).

O texto que aumenta a duração do estágio ainda faz definição sobre estagiárias grávidas. Segundo o autor, essas não terão direito a estabilidade que funcionárias efetivadas têm pela CLT. Isso porque, contratos de estágio não constituem vínculo empregatício e não têm aplicação dos direitos trabalhistas.

continua depois da publicidade

Tramitação do projeto que altera regras de estágio

Apresentado à Câmara dos Deputados no início de julho de 2022, o projeto de lei 1.843 está tramitando em caráter conclusivo. O texto precisa ser aprovado pelas seguintes Comissões:

  • de Educação (CE);
  • do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP);
  • de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

No dia 07 de julho, a CE acusou o recebimento do documento. O próximo passo é a realização de uma votação para decidir se a proposta de aumento na duração do estágio deve prosseguir. Desde então a proposta segue parada.

Caso todas as Comissões da Câmara dêem resposta positiva, o PL deve ser encaminhado para o Senado Federal. Na segunda Casa Legislativa, o texto deve passar por mais uma votação. Se houver alguma alteração, ele será encaminhado novamente para a Câmara.

continua depois da publicidade

Mas, se for dado o aval, o projeto deve seguir para sanção presidencial e depois transformado em lei. Entretanto, não há previsão para a realização dos plenários. Ou seja, é possível que a proposta continue em tramitação pelos próximos meses.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade