Duração do estágio pode ser ampliada no país; entenda projeto

Projeto da Câmara dos Deputados prevê que a duração de estágio possa ser renovada até o fim do curso. Outras mudanças também foram propostas.

Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que visa mudar a legislação para quem é estudante e trabalha como estagiário. Entre as principais alterações previstas no PL 1.843/22, de autoria do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), está o aumento da duração do estágio.

Leia também

Atualmente, a Lei 11.788/08, que rege essa categoria, determina que os contratos para estagiários podem ser de, no máximo, dois anos. Com a extensão do período contratual até o fim do curso, tanto o estudante como a empresa devem ser beneficiados.

Isso porque, de acordo com o autor, há “um desestímulo a que a empresa contrate estagiários que estejam cursando os primeiros anos do ensino superior, pois irá treiná-los sem possibilidade de efetivação”. Além disso, Gonzalez ainda propõe que sejam ampliadas as entidades que podem conceder estágio.

Duração do estágio e outras mudanças propostas

estágio, regras de estágio, duração do estágio
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

O projeto de lei altera o período de duração do estágio, permitindo que estudantes continuem trabalhando após o vencimento de dois anos. O texto determina que esse prazo só “não poderá exceder o período de realização do curso”. Em caso de estágio obrigatório, o estudante deverá apresentar relatório de atividades a cada seis meses.

Na justificativa, Gonzalez explica que a regulamentação da categoria foi um grande avanço, mas não teve nenhuma alteração ao longo de mais de uma década. Sendo assim, “determinados aspectos merecedores de aperfeiçoamentos ficaram evidentes“, pontua. Outras mudanças propostas pelo deputado são:

  • Inclusão de estágio no formato remoto (home office) ou híbrido;
  • 30 dias de recesso por ano, preferencialmente durante as férias escolares;
  • Indenização caso os 30 dias de férias não sejam cumpridos;
  • Permissão para que MEIs, startups e pessoas pessoais físicas equiparadas por Lei a empresas contratem estagiários;
  • Revogação do número máximo de estagiários que a empresa deve ter;
  • Revogação das cotas de 10% para pessoas com deficiência (PcD).

O texto que aumenta a duração do estágio ainda faz definição sobre estagiárias grávidas. Segundo o autor, essas não terão direito a estabilidade que funcionárias efetivadas têm pela CLT. Isso porque, contratos de estágio não constituem vínculo empregatício e não têm aplicação dos direitos trabalhistas.

Tramitação do projeto que altera regras de estágio

Apresentado à Câmara dos Deputados no início de julho de 2022, o projeto de lei 1.843 está tramitando em caráter conclusivo. O texto precisa ser aprovado pelas seguintes Comissões:

  • de Educação (CE);
  • do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP);
  • de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

No dia 07 de julho, a CE acusou o recebimento do documento. O próximo passo é a realização de uma votação para decidir se a proposta de aumento na duração do estágio deve prosseguir. Desde então a proposta segue parada.

Caso todas as Comissões da Câmara dêem resposta positiva, o PL deve ser encaminhado para o Senado Federal. Na segunda Casa Legislativa, o texto deve passar por mais uma votação. Se houver alguma alteração, ele será encaminhado novamente para a Câmara.

Mas, se for dado o aval, o projeto deve seguir para sanção presidencial e depois transformado em lei. Entretanto, não há previsão para a realização dos plenários. Ou seja, é possível que a proposta continue em tramitação pelos próximos meses.

Leia também


você pode gostar também

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo? Veja regras do TSE

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Salário mínimo 2023: afinal qual é o VALOR do piso? Já está confirmado?

Nova estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi divulgada recentemente. Veja previsão do salário mínimo para 2023.

Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

Concursos públicos VÃO mudar: governo edita decreto sobre regras

As novas regras sobre os concursos públicos afetam diretamente os critérios de reprovação estabelecidos pelas bancas organizadoras, assim como a prorrogação de prazos no edital.

IR: 5º e último lote da restituição será pago nesta semana; saiba consultar

Os valores serão enviados a mais de um milhão de contribuintes, em um total de R$ 1,9 bilhão em recursos.

Novo RG: mais um estado passa a emitir o documento

O novo documento deve estar disponível em todo o Brasil a partir de março de 2023. Confira em quais estados já é possível emitir o novo RG.