Novas regras da CNH: confira os limites oficiais de pontos em 2022

A atualização do Código de Trânsito trouxe novas regras, um pouco mais flexíveis, sobre o limite de pontos e a suspensão da CNH.

Quem tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e está acostumado a dirigir por aí precisa ficar atento às infrações de trânsito. Isso porque elas geram pontuação que pode levar à suspensão do documento. O aumento no limite de pontos é uma das principais novas regras da CNH e já está em vigor desde 2021.

continua depois da publicidade

Pela norma geral, a pontuação máxima subiu de 20 para 40. Entretanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) atualizado prevê uma variação de acordo com a quantidade de multas gravíssimas cometidas. Ao atingir o limite, o condutor pode perder a habilitação por até um ano.

Limite de pontos da CNH: entenda as novas regras

Anteriormente, aqueles que somassem 20 pontos independentemente do tipo de infrações cometidas tinham a carteira suspensa por 12 meses. No entanto, com as mudanças do CTB, houve uma flexibilização e as novas regras da CNH definem o seguinte sobre a pontuação:

  • 40 pontos para quem não cometeu nenhuma infração gravíssima;
  • 30 pontos para quem cometeu uma infração gravíssima;
  • 20 pontos para que cometeu a partir de duas infrações gravíssimas.

É importante ressaltar que se o condutor utilizar a carteira para atividade remunerada, como é o caso de taxistas e motoristas de aplicativo, a norma muda. Esses só perdem o direito de dirigir por prazo determinado quando atingirem os 40 pontos, mesmo se já tiverem cometido alguma infração gravíssima.

continua depois da publicidade

Suspensão da CNH: veja o que acontece

As novas regras da CNH também determinam prazo de suspensão de seis meses a um ano, dependendo do tipo de multa. Mas o período de perda do documento pode subir para até dois anos, caso o motorista seja pego dirigindo sem a licença. Nesse caso, existem algumas consequências:

  • Pagamento de multa de, mais ou menos, R$ 900;
  • Retenção do veículo pelo Departamento de Trânsito (Detran);
  • Cassação da carteira por dois anos.

O documento deve ser entregue ao Detran após a autuação. Para ter a permissão de dirigir novamente, o condutor precisa passar por um curso de reciclagem obrigatório. Depois disso, ainda deve realizar um novo teste teórico e ser aprovado para poder recuperar a CNH.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.

CNH 2023: confira quais são as multas de trânsito mais caras do país

Motoristas que não dirigem de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro podem levar multas na CNH. Confira a seguir quais são as multas de trânsito mais caras do Brasil.

Contribuintes que não declararam IRPF podem ficar fora de concursos públicos

A declaração do IRPF é fundamental para todos os cidadãos que se enquadram na listagem obrigatória. Não fazê-la pode acarretar consequências severas, como ficar fora de concursos públicos.

Terra ganha ‘minilua’ que deve ficar por cerca de 1.500 anos

O asteroide gira em torno do Sol de forma sincronizada com a Terra, tornando-se uma espécie de 'minilua' do nosso planeta.

Concursos públicos que abrem inscrições esta semana; mais de 1.279 vagas

Confira 11 concursos públicos que abrem inscrições durante esta semana.