Devidamente autorizado a preencher 456 vagas, o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT BA) deve publicar o edital de seu novo concurso muito em breve. De acordo com resumo de dispensa de licitação nº 008/2022, publicado no dia 23 de julho de 2022 no Diário Oficial do Estado, o concurso Polícia Técnica BA já tem organizadora contratada.
O extrato de dispensa não informa o nome da instituição executora, mas diz que o valor global dos serviços prestados será de R$ 313,6 mil e o contrato foi assinado no dia 22 de julho de 2022. No entanto, o processo eletrônico SEI, que é citado no resumo da dispensa, apesar de ser de acesso restrito, dá uma pista de que a banca contratada deve ter sido o IDECAN.
Vagas do concurso Polícia Técnica BA
O concurso público do DPT BA ofertará um total de 456 vagas para os seguintes cargos técnicos:
- Perito Criminal (166);
- Médico Legista (103);
- Perito Odonto-Legal (10); e
- Perito Técnico do Departamento de Polícia Técnica (177).
No último concurso, as remunerações iniciais poderiam chegar a R$ 9.173,31, dependendo da jornada. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o concurso público é
mais uma demonstração do Governo do Estado, na prioridade em combater a violência na Bahia. O trabalho do DPT é fundamental na elucidação de crimes.
Requisitos
Para disputar uma das vagas, é necessário ter a seguinte formação:
- Perito Criminalístico: curso superior em qualquer área;
- Perito Médico-Legal: bacharelado em Medicina;
- Perito Odonto-Legal: curso superior em Odontologia;
- Perito Técnico: curso superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo “B”.
Etapas do concurso Polícia Técnica BA
Se o IDECAN adotar um pouco da estrutura básica do último edital, lançado em 2014, é provável que os candidatos passem por etapas similares a estas:
- Prova escrita objetiva de conhecimentos cerais e conhecimentos específicos;
- Prova discursiva;
- Teste de aptidão física;
- Exame biomédico;
- Exame psicotécnico;
- Prova de títulos; e
- Investigação social.
As cidades de realização das provas escritas foram Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista. Para obter mais detalhes e o andamento do último concurso, visite a página oficial da Fundação Carlos Chagas.