A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) abriu edital de concurso público com 122 vagas imediatas. As oportunidades são para profissionais de nível superior em Medicina, Farmácia e Odontologia. Do total, 98 são para ampla concorrência e as outras 24 reservadas para candidatos negros.
Os aprovados serão lotados em 21 cidades brasileiras, espalhadas em 16 estados. As inscrições abriram no dia 14 de junho e estão previstas para encerrar às 15h do dia 05 de agosto de 2022. Os interessados deverão preencher formulário online pagar taxa no valor de R$ 150,00.
Como concorrer ao concurso do Exército?
As inscrições devem ser realizadas pela internet, pelo site da EsFCEx, dentro do período estipulado. É importante que os candidatos leiam o edital por completo para ficarem cientes de todos os detalhes do certame antes de fazerem o registro. Depois disso, devem seguir os passos abaixo para se inscrever no concurso do Exército:
- No site da EsFCEx, clicar no anúncio “Concurso de Admissão”;
- Na página seguinte, em “concurso 2022”, clicar em “Concurso de Admissão 2022”;
- Ir em “Clique Aqui”, no quadro que contém as informações das inscrições (existem duas opções, sendo a segunda para os profissionais da saúde);
- Você será redirecionado para o site da Vunesp, banca organizadora do concurso do Exército. Nele, basta selecionar o botão “Inscreva-se”;
- Fazer login na plataforma e preencher as informações pessoais e profissionais requisitadas.
O que é preciso para participar do concurso do Exército?
Todos os candidatos devem ter nível superior em Medicina (107 vagas), Farmácia (10 vagas) ou Odontologia (5 vagas). Além disso, é necessário ter especialização na área específica determinada para o cargo que você deseja concorrer. Você pode conferir todas elas no edital, que está disponível no site da Vunesp.
O concurso do Exército também requer:
- Registro no respectivo conselho profissional;
- Altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino;
- Altura mínima de 1,55m para candidatas do sexo feminino;
- Idade máxima de 34 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, para os candidatos da área de Medicina com especialidade;
- Idade máxima de 32 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, para os candidatos da área de Medicina sem especialidade, Odontologia e Farmácia.
Os aprovados serão contratados imediatamente?
Depois que os candidatos realizarem a inscrição e pagarem a taxa necessária, deverão passar por uma série de avaliações. A primeira será uma prova escrita, intitulada de Exame Intelectual, prevista para acontecer no dia 11 de setembro. As demais etapas do concurso do Exército são:
- Verificação documental preliminar;
- Inspeção de Saúde (IS);
- Exame de Aptidão Física (EAF);
- Avaliação psicológica (Avl Psc);
- Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula.
Os aprovados devem se matricular no Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de 37 semanas. Esse acontecerá em Salvador, Bahia. Aqueles que concluírem o CFO e passarem na prova final, serão lotados em diferentes partes do país.