BNDES lança programa de crédito para MEI e microempresas

Programa do BNDES pretende oferecer linha de crédito com condições especiais para microempresas e MEIs.

Quem tem uma microempresa ou se enquadra na categoria de MEI poderá ter uma nova linha de crédito em breve. O governo federal anunciou que vem desenvolvendo a nova modalidade. No caso, o BNDES será o responsável pelo programa de empréstimo. Veja quando deve começar.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) tem como objetivo financiar diversas áreas do setor econômico do país. Assim, são oferecidos empréstimos para construção, indústrias, MEIs, entre outros.

Programa de crédito para MEI do BNDES

O crédito do BNDES para MEI faz parte da segunda edição do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC). Nele, o banco oferece condições especiais para quem tem uma microempresa ou para quem é microempreendedor individual (MEI).

Leia também

A previsão é que o dinheiro comece a ser liberado a partir do final de julho de 2022. Até lá, o BNDES irá trabalhar para fazer os últimos ajustes, para seguir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Economia.

continua depois da publicidade

Segundo o governo federal, o BNDES tem cerca de R$ 22 bilhões para disponibilizar para a segunda edição do programa e não utilizará recursos extras da União. Em 2020, o Tesouro havia feito aportes para garantir o dinheiro da primeira edição do PEAC.

Como o programa ainda não foi lançado oficialmente, não foram determinadas quais serão as condições de empréstimo. Por isso, ainda é preciso que haja uma divulgação dos limites de valores, taxas de juros e prazo de pagamento.

continua depois da publicidade

A expectativa é que a segunda edição do PEAC dure até o dia 31 de dezembro de 2023, conforme publicado na Medida Provisória 1.114/22, disponível no site do Diário Oficial da União (DOU).

Por enquanto, o governo federal possui outras formas de empréstimo para MEIs. A principal vem sendo feita pela Caixa Econômica Federal, por meio do SIM Digital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade