De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Banco Pan e Opinion Box, os brasileiros têm como uma das principais metas comprar um imóvel. No caso, a maioria dos trabalhadores afirmaram ter vontade de utilizar o dinheiro do FGTS para comprar a casa própria.
O levantamento ouviu cerca de 2,1 mil pessoas entre os dias 12 e 22 de abril de 2022. Além de perguntas sobre a casa, a pesquisa obteve outros dados relevantes sobre os trabalhadores que possuem conta no fundo.
Trabalhadores querem utilizar valores do FGTS para compra da casa própria
De acordo com a pesquisa da Serasa, cerca de 45% dos trabalhadores brasileiros desejam utilizar o dinheiro do FGTS para comprar a casa própria. Ao mesmo tempo, a maioria aponta que o fundo não é o melhor lugar para investir dinheiro.
Após a casa própria, vem a ideia de montar o próprio negócio (33%), seguida por cuidados com a saúde (20%), pagamento de dívidas (17%), e viagens (17%). Ainda foram citados troca de carro, limpeza de nome sujo, troca de profissão, mudança de país, aperfeiçoamento profissional, começar faculdade, casar-se e até ter filho.
Apesar da vontade do brasileiro em utilizar o FGTS para comprar a casa própria, o levantamento apontou que a maior parte dos trabalhadores possuem saldo de até R$ 2,5 mil no fundo, bem longe do ideal para a aquisição de um imóvel.
Do total de pessoas que possuem contas no fundo, somente 40% das pessoas sabem o saldo que possuem. Isso quer dizer que a maioria dos trabalhadores não possuem ideia sobre os valores disponíveis no fundo.
Outro dado preocupante é que 8% sequer sabem que FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e que o benefício é direito de trabalhadores com carteira assinada. Por outro lado, 87% das pessoas dizem que uma vida financeira estável ajuda na conquista de sonhos e metas.