O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um novo edital com 48.535 vagas para a função de Recenseador. O novo concurso IBGE tem como objetivo contratar mais pessoas para auxiliar no Censo 2022. Portanto, as vagas são temporárias.
O resumo do edital do certame foi publicado no Diário Oficial da União, na edição do dia 09 de junho de 2022. Já o documento completo poderá ser lido, em breve, no site do órgão.
Vale lembrar que o Censo Demográfico será realizado em 2022 após ter sido adiado duas vezes pelo governo federal. Em 2020, a justificativa foi a pandemia. Já em 2021, foi alegado falta de recursos para prosseguir com o levantamento. Então o Supremo Tribunal Federal obrigou o governo a separar verba para o ano de 2022, dentro do Orçamento Anual.
Sobre as vagas e inscrições do concurso IBGE
De acordo com o edital, não há uma remuneração fixa. Os valores pagos aos Recenseadores serão calculados com base na produção, tipo de questionário e outros parâmetros definidos pelo órgão.
A carga horária será de ao menos 25 horas semanais. O aprovado também passará por um treinamento obrigatório. O contrato deve durar três meses. Ou seja, estará em vigor somente durante o levantamento.
As inscrições podem ser feitas entre as 11h do dia 09 de junho e o final de 15 de junho de 2022. Os registros devem ser realizados de forma online, na página do IBGE. Não haverá taxa de cobrança para participar.