O concurso SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal) está cada vez mais próximo. Foi publicado o extrato do contrato nº 55/2022*, que trouxe à tona o nome da instituição organizadora do certame: será o Instituto Quadrix, que já possui ampla experiência em seleções de grande porte como essa.
De acordo com o documento, o Instituto Quadrix, como de costume, executará todos os “serviços técnicos especializados destinados à realização do concurso público”, cuja oferta total de vagas é de 4.254, assim distribuídas:
- 776 vagas imediatas e 3.104 cadastros de reserva para o cargo de Professor de Educação Básica;
- 20 vagas imediatas e 80 cadastros de reserva para o cargo de Pedagogo – Orientador Educacional;
- 16 vagas imediatas e 258 cadastros de reserva para o cargo de Analista de Gestão Educacional.
Situação atual do concurso SEDF
Com a organizadora já contratada, falta pouco tempo para a publicação do edital (ou editais) do concurso público da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Desde o ano de 2020 existia a expectativa de que esse certame iria acontecer, conforme notícia que publicamos meses atrás.
A SEDF não realiza concurso público para docentes e outros profissionais da educação há cerca de seis anos. O último edital foi lançado em 2016 e perdeu o prazo de validade em setembro de 2021. As remunerações ofertadas na época foram variáveis de R$ 2.068,43 a R$ 5.237,13.
Concurso SEDF: requisitos
Para ingressar na carreira de Professor da Educação Básica do DF, os candidatos devem ter nível superior (licenciatura e/ou bacharelado) na área a que concorrer. Entre as diversas especialidades que – espera-se – podem fazer parte do próximo edital, citamos as seguintes:
- Artes;
- Biologia;
- Biomedicina;
- Filosofia;
- Física;
- Fisioterapia;
- Geografia;
- História;
- Espanhol;
- Inglês;
- Francês;
- Japonês;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Química; e
- Sociologia.
Para disputar as próximas vagas de Analista de Gestão Educacional e Pedagogo Orientador Educacional, por sua vez, é necessário ter nível superior na área em que concorre e, em alguns casos, registro ativo no respectivo órgão de classe.
Provas
É provável que o novo concurso SEDF siga o modelo de certames anteriores, que contaram com as seguintes etapas:
- Provas objetivas com questões de múltipla escolha;
- Prova discursiva para os profissionais de nível superior, no formato de redação para concurso;
- Prova de títulos baseada na formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos.
*O extrato de contratação da organizadora foi publicado na edição do dia 06 de junho de 2022 do Diário Oficial do Distrito Federal, na página de número 84.