Concurso IBGE pode ser aberto com 2,5 mil vagas para efetivos; entenda

Concurso IBGE, caso seja aprovado pelo Ministério da Economia, contará com diversos cargos. Último certame foi em 2015.

O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode ter um novo certame em breve. No dia 25 de abril, o instituto solicitou que 2.503 vagas fossem preenchidas devido ao déficit de servidores. Confira mais detalhes sobre o concurso IBGE.

O documento que solicita a realização de um novo certame foi publicado no site de Conferência de Autenticidade de Documentos do IBGE. É necessário digitar o código verificador 3511844474518260674 e o código CRC 1D0E6DE6.

Concurso IBGE: cargos e vagas

De acordo com o pedido feito pelo IBGE ao Ministério da Economia, os seguintes cargos e vagas serão contemplados caso o concurso IBGE seja aprovado:

  • 1.004 vagas efetivas: Analistas de Planejamento, Gestão, Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatística;
  • 11 vagas efetivas: Pesquisadores em Informações Geográficas e Estatística;
  • 1.488 vagas efetivas: Técnicos em Informações Geográficas e Estatística.

Como são oportunidades efetivas, o possível concurso IBGE não terá contratos temporários. Ainda não foram detalhados os requisitos e remunerações dos cargos.

Concurso IBGE: o que falta para ser aprovado

Assim que o IBGE enviou o documento de solicitação de um novo concurso, o Ministério da Economia analisará o pedido por meio dos departamentos competentes. Um relatório será feito indicando a viabilidade de realização do certame.

Caso o Ministério da Economia aprove o concurso IBGE, um prazo de realização será dado ao instituto. Assim, será necessário formar uma comissão, depois contratar uma banca organizadora e por fim divulgar o edital. Portanto, caso haja sinal verde do governo, o concurso deve sair no segundo semestre de 2022 ou no começo do ano que vem.

Concurso IBGE anterior

O concurso IBGE anterior foi realizado no ano de 2015. No total, 600 vagas de início imediato, para cargos de níveis médio e superior foram ofertadas. Na época, o certame foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contou com remunerações entre R$ 3.098,85 e R$ 8.734,88.

De lá para cá, o IBGE contou com certames de contratações pontuais e temporárias, entre eles o do Censo 2022, que possui mais de 200 mil vagas.

Leia também

você pode gostar também

Auxílio-alimentação tem novas regras aprovadas para trabalhadores

Congresso Nacional aprova novas regras para o auxílio-alimentação. MP ainda trata de home office. Veja principais alterações.

Exame da OAB tem edital divulgado; veja calendário e como se inscrever

Novo Exame da OAB receberá inscrições entre 12 e 19 de agosto de 2022. No edital divulgado, é possível conferir todas as informações.

Restituição do IR: veja prazo para consulta e pagamento do 4º lote

Próximo pagamento da restituição do IR deve ocorrer a partir do dia 31 de agosto, e consulta pode ser feita uma semana antes da data.

Salário mínimo 2023 recebe nova estimativa de valor; veja previsão

Ministério da Economia deverá apresentar nova previsão do salário mínimo de 2023. Aumento não deverá ter ganho real.

Voto facultativo: veja regras oficiais e quem não precisa votar em 2022

No Brasil, o voto facultativo contempla apenas alguns grupos de pessoas que ficam isentas de participar das eleições e de pagar multa.

O que acontece se eu dirigir com a CNH suspensa? Veja consequências

Dirigir com a CNH suspensa pode aumentar o tempo de bloqueio do documento, gerar pagamento de multa triplicada e outras penalidades.