A rede social mais famosa dos anos 2000, o Orkut, teve seu site reativado nesta quarta-feira (27/04). Ao acessar o portal orkut.com, o usuário se depara com uma mensagem do criador Orkut Buyukkokten. Em seu recado, o engenheiro de software relembra o lançamento da rede há 17 anos quando ele trabalhava no Google.
Além disso, o próprio Orkut levanta uma série de críticas às atuais redes sociais e à venda de dados na internet. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade”, escreveu.
No texto, publicado em inglês e português, o engenheiro ainda deixou no ar a possibilidade de um retorno oficial, dizendo que está “construindo algo novo”. Coincidência ou não, o anúncio de reativação do Orkut veio logo após a compra do Twitter por Elon Musk.
Apesar de não conter mais informações sobre o projeto, a novidade causou alvoroço na internet e se tornou um dos assuntos mais comentados no Brasil. Ao final da carta, o criador da plataforma deixou um espaço para os interessados colocarem seu endereço de e-mail para receber atualizações em primeira mão.
Veja a mensagem completa:
O que foi a rede social Orkut?
O Orkut, segundo seu próprio criador, foi a primeira rede social do mundo lançada em 2004. A plataforma surgiu, originalmente, para atingir o público dos Estados Unidos. No entanto, entre os seus mais de 300 milhões de usuários, a maioria dos perfis eram de brasileiros e indianos.
Projetado pelo engenheiro turco, Orkut Buyukkokten, o site era filiado do Google e teve sua sede na Califórnia até 2008. Depois disso, a empresa migrou para o Brasil, graças o quando número de acessos e crescimento da rede social no país. No portal, os usuários podiam:
- Publicar fotos e criar álbuns;
- Adicionar outras pessoas e enviar mensagens, chamadas de scraps;
- Enviar depoimentos, que eram recados públicos no perfil de alguém;
- Estilizar scraps e depoimentos com cores e fontes diferentes;
- Seguir comunidades que falavam sobre seus gostos pessoais e conhecer pessoas nesses ambientes virtuais.
Porém, com o crescimento e popularização do Facebook, o Orkut acabou sendo deixado de lado. Em 2014, o Google anunciou o fim da rede social. Agora, antigos usuários, tomados por nostalgia, pedem a volta da plataforma.