Restituição do Imposto de Renda 2022: veja calendário atualizado

A restituição do Imposto de Renda 2022 será realizada em cinco lotes e terá início no último dia para envio da declaração.

O prazo final para o envio da declaração do Imposto de Renda 2022 está previsto para o dia 31 de maio. Na mesma data, a Receita Federal dará início ao calendário de restituição, que está dividido em cinco lotes. Quem pagou mais impostos do que deveria deve receber os valores excedidos de volta.

continua depois da publicidade

É importante ressaltar que quem for obrigado a entregar os informes e deixar de declarar ou enviar informações erradas/incompletas poderá cair na malha fina. Caso isso aconteça, o contribuinte pode ter uma série de problemas na Justiça e ficar suscetível ao pagamento de multas.

Calendário da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal informou que a devolução do dinheiro é realizado de acordo com a data em que a declaração foi enviada. Ou seja, quem entregou o informe primeiro deve receber a quantia entre os primeiros lotes. No entanto, esse não é o único fator que define o calendário de restituição do Imposto de Renda.

Leia também

Contribuintes nas seguintes situações terão prioridade nos pagamentos:

continua depois da publicidade
  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Pessoas com alguma doença grave;
  • Professores.

O último grupo é a única categoria profissional que será priorizada em todos os lotes. A restituição do Imposto de Renda será realizada em cinco lotes entre os meses de maio e setembro. O calendário segue as datas abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Como será feita a restituição do IR 2022

As quantias variam de acordo com os rendimentos e os gastos de cada contribuinte no ano-base (2021). Normalmente, despesas com saúde e educação são deduzidas e o trabalhador recebe parte de volta. O cálculo de quanto será estornado para cada pessoa é feito pelo sistema da Receita Federal.

continua depois da publicidade

A restituição do Imposto de Renda costuma ser feita via depósito em conta bancária. Mas, em 2022, o governo federal liberou para os pagamentos serem realizados via Pix. O contribuinte poderá escolher como vai receber o dinheiro. Se optar pelo Pix, é só informar a chave cadastrada, que deve ser o CPF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade