O prazo final para o envio da declaração do Imposto de Renda 2022 está previsto para o dia 31 de maio. Na mesma data, a Receita Federal dará início ao calendário de restituição, que está dividido em cinco lotes. Quem pagou mais impostos do que deveria deve receber os valores excedidos de volta.
É importante ressaltar que quem for obrigado a entregar os informes e deixar de declarar ou enviar informações erradas/incompletas poderá cair na malha fina. Caso isso aconteça, o contribuinte pode ter uma série de problemas na Justiça e ficar suscetível ao pagamento de multas.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal informou que a devolução do dinheiro é realizado de acordo com a data em que a declaração foi enviada. Ou seja, quem entregou o informe primeiro deve receber a quantia entre os primeiros lotes. No entanto, esse não é o único fator que define o calendário de restituição do Imposto de Renda.
Contribuintes nas seguintes situações terão prioridade nos pagamentos:
- Idosos;
- Pessoas com deficiência (PcD);
- Pessoas com alguma doença grave;
- Professores.
O último grupo é a única categoria profissional que será priorizada em todos os lotes. A restituição do Imposto de Renda será realizada em cinco lotes entre os meses de maio e setembro. O calendário segue as datas abaixo:
- 1º lote: 31 de maio de 2022;
- 2º lote: 30 de junho de 2022;
- 3º lote: 30 de julho de 2022;
- 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: 30 de setembro de 2022.
Como será feita a restituição do IR 2022
As quantias variam de acordo com os rendimentos e os gastos de cada contribuinte no ano-base (2021). Normalmente, despesas com saúde e educação são deduzidas e o trabalhador recebe parte de volta. O cálculo de quanto será estornado para cada pessoa é feito pelo sistema da Receita Federal.
A restituição do Imposto de Renda costuma ser feita via depósito em conta bancária. Mas, em 2022, o governo federal liberou para os pagamentos serem realizados via Pix. O contribuinte poderá escolher como vai receber o dinheiro. Se optar pelo Pix, é só informar a chave cadastrada, que deve ser o CPF.