Receita abre novo lote para restituição do IR; saiba consultar

Fique atento para saber se recebeu, porque os valores serão automaticamente creditados na conta bancária cadastrada junto à Receita Federal.

Já é possível consultar mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e serão contempladas restituições residuais dos anos anteriores.

continua depois da publicidade

Essa restituição é parte da política de Estado de devolver o dinheiro pago a mais pelos contribuintes aos cofres da União. Esses valores vêm, principalmente, dos gastos com saúde e educação e para aquelas pessoas cujos descontos são realizados diretamente em folha de pagamento.

Quantos serão os beneficiados

No dia 29 de abril, cerca de 210 mil contribuintes receberão valores que, somados, podem ultrapassar os R$ 180 milhões.

Leia também

Entre os contemplados, estarão (por prioridade imposta por lei):

continua depois da publicidade
  • 25.119 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 3.188 acima dos 80 anos, além de 2.295 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave; e
  • 9.203 contribuintes que auferem sua renda prioritária do magistério.

Como consultar a nova restituição do Imposto de Renda

Caso ainda tenha pendente alguma restituição de anos anteriores e queira saber se finalmente foi contemplado, basta entrar no site da Receita Federal, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e depois clicar em “Consultar a Restituição”.

Segundo as informações do próprio site, a consulta é bem intuitiva e as orientações mostram como fazer a consulta simplificada ou completa de suas declarações.

continua depois da publicidade

Lembrando que, caso deseje fazer a pesquisa completa, é necessário fazer login no sistema e-CAC. Para quem nunca realizou esse procedimento, serão exigidos os números dos recibos das últimas duas declarações, então já é bom separar esses documentos.

Quando fizer toda essa consulta, não esqueça de verificar se existe alguma pendência no seu CPF, porque quanto antes resolver o problema, melhor. E nunca se esqueça: problemas com o Leão podem ter sérias consequências. Por esse motivo, se qualquer dúvida aparecer, o ideal é consultar um contador de confiança.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade