Não resgatei meu dinheiro esquecido em bancos. E agora?

Quem perdeu o prazo para solicitar o saque do dinheiro esquecido em bancos terá uma nova chance em maio, contando com algumas novidades.

O Banco Central (BC) liberou consulta e solicitação de dinheiro esquecido em bancos no mês de março e o calendário para o procedimento foi encerrado no último sábado (16/04). No entanto, alguns brasileiros perderam os prazos e acabaram ficando sem os valores.

continua depois da publicidade

Se você é uma dessas pessoas, não precisa se preocupar. Isso porque o BC deve lançar um novo cronograma para o saque no mês de maio. No momento, o órgão está fazendo atualizações e aprimorando o Sistema de Valores a Receber (SVR) para melhor atender à população.

Além disso, o BC informou que o dinheiro esquecido em bancos pertence aos cidadãos. Sendo assim, os valores vão continuar disponíveis por tempo indeterminado até que o dono resolva fazer o resgate.

Na última rodada, foram contabilizadas 32,4 milhões de pessoas que tinham dinheiro esquecido em bancos e podiam solicitar as quantias. No entanto, a grande maioria tinha valores muito pequenos. Segundo o BC, cerca de 13,8 milhões tinham guardado menos de R$ 1.

continua depois da publicidade
Leia também

Nova consulta do dinheiro esquecido em bancos

Brasileiros poderão verificar os valores novamente a partir do dia 02 de maio também pelo SVR. De acordo com o Banco Central, na nova rodada de liberação não será necessário agendar o resgate. O saque do dinheiro esquecido em bancos poderá ser feito já na primeira consulta.

O BC também informou em nota que "o sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo".

Os cidadãos precisam ficar atentos ao site oficial da consulta para evitar cair em golpes. O Banco Central não entra em contato por redes sociais, e-mail, WhatsApp, Telegram, SMS nem ligações para falar sobre o assunto.

continua depois da publicidade

O órgão também não pede confirmação de dados pessoais, por isso não repasse suas informações nem clique em links suspeitos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade