O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a tarifa extra na conta de luz será extinta a partir de 16 de abril. Assim, as faturas de milhões de brasileiros terão uma redução significativa dos valores. Veja qual será o desconto previsto pelo governo.
Lembrando que quem faz parte do programa da Tarifa Social de Energia Elétrica já não precisava desembolsar os valores extras. No caso, já ocorre um subsídio do governo.
Fim da tarifa extra na conta de luz
Geralmente, as contas de energia elétrica possuem uma das quatro bandeiras: verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2, sendo que a primeira não tem custos e as demais acrescentam valores conforme o consumo. Mesmo assim, ainda em 2021, foi concluído pelo governo que seria necessário adotar uma tarifa extra.
A bandeira de escassez hídrica foi criada por conta da situação dos reservatórios de água das hidrelétricas do país. Com os níveis baixos e temendo um apagão, o Ministério de Minas e Energia, instituiu o valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O valor é uma tentativa de fazer com que os custos pesem no bolso dos consumidores e que haja uma economia de energia. Além disso, os valores ajudam a compensar o uso de termelétricas, que geram energia de maneira mais cara.
Agora, em abril, a bandeira de escassez hídrica deixará de existir e dará lugar a bandeira verde, que não possui taxa. O próprio Bolsonaro foi quem anunciou a medida do governo federal.
“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%“, postou o presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais.
Após o presidente ter postado a informação, o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que a tarifa extra será extinta e justificou a medida, que começou no ano passado, por meio de uma nota oficial.
“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais”, disse o MME.