O governo federal alertou os segurados que recebem algum benefício, ou fizeram alguma solicitação, junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que tenha cuidado para possíveis golpes em contatos via WhatsApp.
Segundo o governo, os bandidos fazem as vítimas acreditarem que se trata da comunicação oficial da Helô, assistente virtual do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A abordagem acontece por mensagens de celular via WhatsApp e o objetivo é obter dados privados dos beneficiários.
INSS: novo golpe do WhatsApp
De acordo com o Instituto, os cibercriminosos adotam a identidade visual da Helô no avatar do contato e o nome de contato “Central de Atendimento”, fornecendo números de protocolo às vítimas.
Para evitar ser enganado assim, o órgão orienta o público que quando receber esse tipo de contato, bloqueei imediatamente o número. Além disso, não forneça documentos, fotos e dados pessoais.
É importante saber também que assistente virtual Helô só pode ser contatada através do aplicativo Meu INSS. Dessa forma, o bot não tem como entrar em contato com os segurados.
Caso o beneficiário seja vítima de tentativa desse novo golpe, o INSS orienta que entre em contato com a Ouvidoria pela internet ou pelo número de telefone 135. Caso o golpe tenha sido concretizado, será preciso fazer um boletim de ocorrência.
INSS: contato é feito por e-mail e telefone
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, o segurado só é contatado por meio dos canais de comunicação informados por ele, como e-mail, telefone e endereço.
Dessa forma, o INSS reforça a necessidade de sempre manter os dados para contato sempre atualizados. Isso deve ser realizado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Por meio da assistente virtual, é possível ter acesso a diversos serviços, como consulta de benefício, extratos, certidões, declarações, perícia médica e senha do Meu INSS.
Desde sua criação, em maio de 2020, a Helô já realizou mais de 37,5 milhões de atendimentos virtuais, segundo o governo federal.