Novo RG: emissão do documento será gratuita; veja as mudanças

Confira as mudanças do novo RG e quem deverá fazer. Documento terá validade de 10 anos a partir da emissão.

O Registro Geral (RG) é o principal documento de identificação do país. Com ele, é possível fazer cadastros, obter empréstimos e pedir benefícios sociais do governo. Recentemente, o governo divulgou que o documento passará por mudanças. Veja, em nossa matéria, como será o novo RG.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a modificação não será feita de uma vez. O governo federal informou que os órgãos responsáveis pela emissão do RG terão até março de 2023 para se adaptarem ao novo formato. Veja o modelo:

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg

Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Novo RG: mudanças no documento

Leia também

As mudanças no RG foram feitas com o objetivo de dar mais segurança e também de simplificar o documento. A emissão será gratuita, sendo feita pelos mesmos órgãos que já fazem a versão antiga. Será necessário apresentar a certidão de nascimento (física ou digital) para tirar o novo RG.

Confira as principais mudanças:

continua depois da publicidade

Validade

Com a mudança, o RG antigo passará a ter validade de 10 anos. Sendo assim, trocas serão feitas de forma gradual pela população. O novo documento também terá validade de 10 anos, precisando ser renovado no fim do prazo.

Somente pessoas com 60 anos ou mais não precisarão trocar o documento. Neste caso, a identidade antiga não perderá a validade.

Unificação com CPF

O novo RG será baseado no CPF. Assim, o documento não contará mais com o número específico do RG. O CPF servirá para ambos.

continua depois da publicidade

Atualmente, como não há um controle federal, é possível que uma mesma pessoa tenha 27 identidades diferentes. Assim, fraudes e golpes podem ser feitos facilmente. A unificação dará mais segurança.

QR Code

O QR Code será utilizado para checar a autenticidade do novo RG. Mesmo que a pessoa não esteja com acesso à internet, será possível fazer a consulta.

De acordo com o governo, o QR Code da nova identidade será semelhante ao que ocorre com a Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS), tendo uma versão por aplicativo. Entretanto, o RG não substituirá a CNH.

continua depois da publicidade

MRZ

O MRZ (Machine Readable Zone) é um código utilizado nos documentos de passaporte. Ele contém números, letras e símbolos que são lidos por máquinas de forma automática.

No entanto, o RG não substitui o passaporte. A identidade só serve como documento de viagem em países do Mercosul.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade