As inscrições para o concurso Marinha foram prorrogadas. Estão disponíveis, por meio da seleção, 960 vagas distribuídas pelas regiões brasileiras para matrícula no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, nas turmas I e II, previstas para início no ano de 2023.
Dentre as vagas disponíveis, 720 serão preenchidas com candidatos das regiões Sul e Sudeste do país, vinculadas ao Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves.
As demais oportunidades, que correspondem a 240 vagas, são específicas para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, junto ao Centro de Instrução e Adestramento de Brasília.
Concurso Marinha: inscrições prorrogadas
As inscrições devem ser realizadas pelo site até a data prevista de até o dia 31 de março de 2022, com pagamento de taxa até 1º de abril, no valor de R$ 40,00.
A primeira fase, comum a todos os inscritos, consiste na aplicação das provas objetivas. Depois, haverá ainda as seguintes etapas:
- Verificação de dados biográficos;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física de ingresso;
- Avaliação psicológica;
- Verificação de documentos;
- Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Os aprovados neste concurso público vão passar pelo Curso de Formação, cuja duração prevista é de cerca de 17 semanas, sob regime de internato e dedicação exclusiva até a data da formatura.
Concurso Marinha: vagas e requisitos
Os aprovados para o curso de formação, na condição de aprendiz-fuzileiro naval, terão direito a ganhos mensais de R$ 1.303,90, valor que corresponde à somatória de soldo e adicionais, além da compensação por disponibilidade prevista na legislação.
Durante o curso, serão proporcionados alguns benefícios, como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, alimentação e uniforme.
Podem se candidatar a uma das vagas para fuzileiros homens que possuam entre 18 e 22 anos com ensino médio completo. Outros requisitos estão detalhados no item 2 do edital e incluem estatura mínima de 1,54 m, não ser casado nem isento do serviço militar, estar em dia com obrigações militares e eleitorais.