O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito passou a ter uma nova funcionalidade. Essa novidade foi lançada na última quinta-feira (24/03) pelo Ministério da Infraestrutura. Entenda, em nossa matéria, qual é a mudança e o seu objetivo.
Vale ressaltar que a Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a substituta da CNH Digital. Quem tinha o aplicativo antigo passou por uma atualização automática e não precisa baixar a nova versão. Os interessados que ainda não possuem a ferramenta podem fazer o download para smartphones com sistemas Android ou iOS.
Para acessar o app, é preciso que a pessoa tenha uma conta do gov.br. Além disso, é necessário que o interessado já tenha uma CNH do novo modelo, que possua QR Code.
Carteira Digital de Trânsito: nova funcionalidade
A nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito tem como objetivo retirar as burocracias de compra e venda de veículos. A ideia é que quase todo o processo seja feito de forma digital.
Assim, não será mais necessário que haja reconhecimento de firma ou mesmo fazer qualquer tipo de contrato em papel para determinar o repasse do veículo. Bastará que o interessado utilize o app (CDT) e a assinatura digital fornecida pela conta do gov.br.
Na Carteira Digital de Trânsito, o vendedor deverá preencher um formulário com os dados do seu carro e o CPF do comprador. Em seguida, o novo dono deverá fazer uma ficha semelhante. O sistema do governo fará a troca da propriedade. A única parte presencial será a vistoria do Detran.
Atualmente, os estados do Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Roraima já contam com a novidade. Há uma expectativa que as demais unidades da federação se juntem ao grupo nos próximos meses.
A ferramenta foi criada pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Além disso, houve um apoio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital que pertence ao Ministério da Economia.