O Banco Central já divulgou o calendário para solicitar o dinheiro esquecido em instituições financeiras. No entanto, alguns brasileiros perderam o prazo original e até a repescagem. Veja, em nossa matéria, como proceder para obter os valores depois das datas.
Cerca de R$ 8 bilhões estavam parados, esperando que seus donos pegassem o dinheiro. Os valores estavam ou ainda estão (quem não solicitou) em contas que foram fechadas, mas que o dinheiro não foi sacado ou transferido. Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas (empresas) põem fazer a verificação.
Como prazo para solicitar dinheiro esquecido em bancos
De acordo com o Banco Central, quem perder o prazo para solicitar o dinheiro esquecido não ficará sem o seu patrimônio. O recurso é considerado como um direito definitivo. Ou seja, o valor guardado sempre será da pessoa
Sendo assim, a partir do dia 28 de março, qualquer pessoa poderá fazer a consulta do dinheiro esquecido e pedir os valores de volta. Os anos de nascimento ou de fundação não serão levados em consideração.
De acordo com o Banco Central, a divulgação do calendário com as datas originais, e de repescagem, foi feita com o intuito de não sobrecarregar o sistema do Valores a Receber. Anteriormente, a alta procura fez o site cair.
Assim, ficou decidido que a divisão de pessoas e empresas seria realizada para com que o fluxo de consultas não prejudicasse o site. Como a maior parte das pessoas já consultaram o dinheiro, o público restante, mesmo que de grupos diferentes, não possuem potencial de congestionar a plataforma com seus acessos.
Como pedir o dinheiro esquecido em bancos de volta
Veja como fazer a solicitação do dinheiro esquecido em bancos:
- Entre no site “Valores a Receber”, criado pelo Banco Central;
- Informe o CPF (pessoa física) ou o CNPJ (caso de empresa);
- Digite a data de nascimento (pessoa física) ou de fundação (para empresa);
- O Valores a Receber informará uma data para retorno. Anote o dia;
- Na data indicada, retorne ao “Valores a Receber”;
- Com sua conta gov.br, digite login e senha;
- Quem não tiver conta do gov.br deverá criar uma de graça e de nível prata;
- Leia e depois aceite o termo de responsabilidade;
- Caso haja dinheiro, o Valores a Receber informará a quantia e a instituição onde estão os valores;
- Por fim, vá em “Solicitar por aqui” para pagamento em PIX ou clique em “Solicitar via instituição” para combinar como o banco devolverá o recurso.
A instituição financeira tem até 12 dias úteis para devolver o dinheiro esquecido.