Entre 22 e 24 de março de 2022, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão disponibilizar quatro novos saques do abono PIS/Pasep para os trabalhadores. Com referência ao ano-base 2020, o benefício atende trabalhadores do setor privado regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho e pelos servidores públicos, regidos pelo Regime jurídico estatutário.
Desse modo, a previsão do Governo Federal é que 23 milhões de brasileiros recebam o abono salarial a partir do tempo de serviço em 2020. Sobretudo, tem direito ao benefício aqueles trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais enquanto atuavam com carteira assinada.
Ademais, é necessário ter realizado atividade remunerada durante 30 dias, no mínimo, ao longo do ano-base. Em relação ao cadastro, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos para ser elegível ao recebimento.
Para além do cadastro, é fundamental ter os dados atualizados ao longo desse período, o que é feito pelo empregador através da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A partir dessas informações é feito o cálculo do abono, tendo em vista que o valor pode chegar a até um salário mínimo completo.
No geral, a quantia recebida no abono PIS/Pasep é proporcional aos meses trabalhados. Contudo, o valor de referência segue o atual, apesar de ser pago o benefício com base nos tempos de atuação em 2020.
Calendário dos saques dessa semana
Para os funcionários do setor privado, as datas seguem o mês de aniversário. Por outro lado, os trabalhadores do setor público estão organizados de acordo com o dígito final do número de inscrição. Portanto, o calendário desta semana está organizado da seguinte forma:
PIS | Pasep | Data do pagamento |
Trabalhadores nascidos em setembro | Servidores com inscrição final em 8 | 22 de março |
Trabalhadores nascidos em outubro | Servidores com inscrição final em 9 | 24 de março |
Como consultar o abono PIS/Pasep?
Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao recebimento do abono salarial através do telefone ou do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A partir da ligação no número 158, é possível consultar valores e datas de pagamento após informar CPF e outras informações cadastrais, para evitar fraudes no sistema.
No caso do aplicativo, a Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android e iOS. Para acessar o menu de funcionalidades, é necessário informar o CPF e a senha, sendo a mesma cadastrada no sistema do gov.br. Caso seja o primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro antes.
Após o login, o aplicativo oferece uma sessão chamada “Benefícios”, que lista todos os pagamentos elegíveis ao trabalhador. Para conferir o abono salarial, clique na opção “Abono Salarial” e consulte as informações.
Como o pagamento é organizado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, os trabalhadores também podem solicitar atendimento diretamente com o banco. Nesse caso, a Caixa oferece Canais de Atendimento online, assim como consulta por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e pelo Caixa Tem.
Além disso, o Banco do Brasil tem um link próprio para consulta do abono PIS/Pasep, mas oferece atendimentos através de ligações. Para entrar em contato, os trabalhadores podem ligar no número 4044 0001 ou no 0800 729 0001, caso estejam no interior.