Confira fatores que podem aumentar sua restituição do Imposto de Renda

Alterações realizadas modificam o preenchimento de dados do contribuinte. Por isso, veja o que pode aumentar restituição do IR.

A Receita Federal divulgou, no final do mês de fevereiro, as novas regras para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com o ano-base referência de 2021. Confira, a seguir, os fatores que podem aumentar sua restituição do Imposto de Renda.

continua depois da publicidade

Conforme as novas diretrizes, o prazo de entrega irá até 29 de abril. O primeiro lote será transferido no dia 31 de maio. Uma das regras para restituição é a opção de pagamento via Pix. Contudo, a chave cadastrada para essa modalidade precisa ser o CPF.

Além disso, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para devedores do imposto também poderá ser realizado através deste serviço.

O que pode aumentar sua restituição do Imposto de Renda?

Leia também

Veja, a seguir, algumas situações que podem aumentar a restituição do IR em 2022:

continua depois da publicidade
  1. Gastos com saúde e educação;
  2. Gastos com dependentes;
  3. Pensão alimentícia;
  4. Previdência privada;
  5. Doações;
  6. Declaração conjunta;
  7. Profissionais autônomos.

Saiba mais sobre a declaração do IR em 2022

As alterações incluem diferentes códigos na ficha de bens e direitos, alterações no documento de rendimentos recebidos e também quanto à declaração de moradia para dependentes e titulares.

No caso de declarações que são pré-preenchidas, a Receita Federal vai utilizar os dados recebidos por meio das informações preenchidas nos anos anteriores. Contudo, o cidadão poderá conferir as informações para evitar falhas na restituição do IR.

continua depois da publicidade

O preenchimento correto é fundamental para que o contribuinte não perca a restituição em razão de falhas no cadastramento, caindo na malha fina do Imposto de Renda.

A restituição do IR por meio do Pix e as novas regras oferecem maior facilidade ao cidadão. Dessa forma, a novidade da Receita busca reduzir o número de reagendamento em decorrência de contas atrasadas, bem como aumentar a segurança da pessoa física e facilitar os procedimentos à distância.

O cronograma de restituições acontece entre os meses de maio e setembro deste ano, confira a seguir:

continua depois da publicidade
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote30 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote30 de setembro

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade