A declaração do Imposto de Renda já pode ser feita desde o dia 07 de março e milhões de brasileiros são obrigados a informar seus rendimentos e bens à Receita Federal. Entretanto, existem rendimentos que não pagam impostos. Confira, em nossa matéria, quais são.
Quem for obrigado e não declarar o imposto de renda poderá cair na malha fina, pagar multas e até ter problemas com a Justiça no futuro. O prazo de declaração do Imposto de Renda termina no dia 29 de abril de 2022.
O que é isento no Imposto de Renda
Existem alguns rendimentos que são isentos no contexto geral do Imposto de Renda e não são taxados. Confira quais são:
- Rendimento da poupança;
- Valores do FGTS;
- Bolsas de estudo em qualquer tipo de instituição de ensino;
- Lucros e dividendos de ações;
- Doações e heranças.
É preciso ficar de olho no seguinte fator: se você for obrigado a declarar o imposto de renda, será necessário informar os rendimentos citados acima. Eles não serão tributados, mas devem constar na sua lista.
Isenções específicas do Imposto de Renda
Além das isenções gerais, existem isenções que são específicas para alguns grupos de pessoas. Quem tem mais de 65 anos de idade e ganhou menos de R$ 3.807,96 mensalmente, no ano passado, não paga o IR. No entanto, caso receba pensão e aposentadoria, haverá incidência.
Já quem possui alguma doença grave (câncer, HIV, entre outras) fica isento em relação a aposentadorias e pensões, mas pode ser cobrado nos outros aspectos como um contribuinte normal. Nesses casos, é preciso ter um laudo médico.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda
A declaração do Imposto de Renda pode ser feita de três formas diferentes:
- Portal e-CAC;
- Por meio do programa da Receita Federal;
- Aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS).
É preciso colocar todos os documentos obrigatórios como informes de rendimentos, compras ou vendas de ações, entre outros.