Os brasileiros que são microempreendedores individuais (MEIs) também precisam realizar a declaração do imposto de renda. Na prática, o processo não difere das pessoas que fazem declaração do IRPF, apenas será possível adicionar um documento, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Essa declaração anual precisa ser realizada até 31 de maio de 2022, e estará na declaração do Imposto de Renda caso a pessoa esteja fora do grupo com direito à isenção. A DASN-SIMEI é obrigatória para todos que tiveram MEI no ano anterior ou abriram um até 31 de dezembro de 2021, desde que atinjam um determinado valor.
Imposto de Renda do MEI 2022
Todo Microempreendedor Individual (MEI), pessoa jurídica, também precisa se atentar à declaração individual. Dessa forma, ao fazer a declaração do Imposto de Renda, é fundamental que o MEI perceba que possui duas atuações diferentes.
Como cidadão, a depender dos rendimentos, deve apresentar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Já o MEI, além de fazer o pagamento do DAS, ainda tem que entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Quando fizer a declaração do Imposto de Renda, é preciso saber se os rendimentos estão acima do valor mínimo, R$ 28.559,70. A conta deve considerar os ganhos, gastos e também o setor que o MEI atua, pois parte do lucro é isenta de impostos, ou seja, não entra no cálculo.
Restituições do IR 2022
De acordo com a Receita Federal, as restituições da declaração do Imposto de Renda 2022 serão realizadas nas seguintes datas:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto;
- 30 de setembro.
Como consultar a declaração do MEI?
Os microempreendedores individuais, que fizeram sua declaração, podem realizar a consulta da situação seguindo os seguintes passos:
- Acessar o endereço eletrônico do Simples Nacional;
- Depois, clique em “Serviços disponíveis”, clique na opção de “Consulta Declaração Transmitida do MEI”;
- Preencha os dados solicitados;
- Pronto. Você terá acesso às declarações emitidas.