Dinheiro esquecido em bancos terá “repescagem”; confira calendário

Os saques dos valores consultados ficarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, preferencialmente, a restituição do valor acontece pela modalidade Pix.

Após a interrupção do serviço em janeiro devido ao volume de acessos ao site, o Banco Central liberou a consulta do dinheiro esquecido nos bancos ou demais instituições financeiras. Os brasileiros poderão solicitar a transferência desses valores a partir deste mês de março.

continua depois da publicidade

Com a consulta no site do Sistema Valores a Receber, os cidadãos podem conferir se possuem dinheiro parado em contas encerradas ou abertas. Para isso, precisam inserir CPF com data de aniversário, ou então CNPJ com a data de abertura da empresa.

Para requerimento da devolução do dinheiro esquecido, os usuários devem retornar ao site na data e horário previsto pela plataforma, logo no final desse mês.

Leia também

Aos que perderem o prazo agendado, há a possibilidade de participar de uma repescagem na data prevista pelo site. Porém, quem não consultar nenhuma das datas pode reabrir a consulta, a partir do dia 28 de março.

continua depois da publicidade

Calendário de consulta e repescagem

Confira o calendário de valores a receber de instituições financeiras, previsto pelo Banco Central:

Data de nascimento do cidadão ou de criação da empresa

Período de consulta e resgate

Data de repescagem para quem perder o agendamento

Antes de 1968entre 7 e 11 de março12 de março
Entre 1968 e 1983entre 14 e 18 de março19 de março
Após 1983entre 21 e 25 de março26 de março

Como consultar dinheiro esquecido em bancos?

Para consultar o dinheiro esquecido em bancos, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site Valores a Receber;
  2. Caso a consulta seja em pessoa física, insira o CPF e a data de aniversário;
  3. Caso seja em pessoa jurídica, insira o CPNJ e a data de abertura da empresa;
  4. Logo em seguida, o site informa uma data para consultar valores específicos e solicitar o saque – é importante que você guarde essa informação;
  5. Na data e horário expostos, retorne ao site;
  6. Acesse o sistema com seus dados do Gov.br;
  7. Consulte o valor e solicite a transferência para outra conta bancária.

Como acontece a transferência?

O Banco Central prevê pagamento de valores preferencialmente através do Pix. Contudo, usuários que solicitarem o resgate por outra modalidade precisam esperar o contato da instituição financeira para realização da transferência. Por precaução, a dica é criar uma chave Pix para agilizar o recebimento do valor.

continua depois da publicidade

A previsão é que os saques tenham início na próxima segunda-feira (07/03). De acordo com a instituição, estima-se que existam cerca de 8 bilhões de reais esquecidos nos sistemas bancários, a serem devolvidos para 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

No geral, valores decorrem de contas e poupanças encerradas, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários, recursos não adquiridos de programas de consórcio encerrados e também de operações de crédito.

Leia também

Concursos em sua
cidade