No momento, os concursos militares estão com mais de 850 vagas abertas. A grande quantidade de oportunidades ainda é uma fração do esperado para o ano. Os concursos militares em 2022 contarão com 4.649 vagas.
O total de oportunidades faz parte da previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Executivo. É possível ler a LOA 2022 no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 24 de janeiro deste ano.
Concurso Marinha: Escola Naval (CPAEN 2022)
No momento, a Marinha conta com o Concurso Público de Admissão à Escola Naval em 2022 (CPAEN/2022). As inscrições estão abertas e vão até o dia 13 de fevereiro de 2022. Para participar, a taxa de registro é de R$ 100.
Ao todo, o concurso Marinha oferece 20 vagas, sendo oito para o sexo masculino e 12 para o feminino. As oportunidades são para Oficiais para o Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Corpo de Intendentes de Marinha.
Os participantes deverão passar pelas seguintes etapas:
- Prova escrita objetivas;
- Redação;
- Eventos complementares (verificação de dados biográficos e documentos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica e heteroidentificação.
Processo seletivo Aeronáutica
O certame mais expressivo em número de oportunidades é o processo seletivo Aeronáutica. Nele, 834 vagas são oferecidas no Serviço Militar Voluntário. Existem oportunidades de níveis médio e técnico.
De acordo com o edital, as lotações serão nas unidades do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica. Confira as unidades e os municípios:
- Belém: Alcântara, Belém e São Luís;
- Brasília: Anápolis, Brasília e Novo Progresso;
- Canoas: Canoas, Curitiba, Florianópolis e Santa Maria;
- Manaus: Boa Vista, Manaus e Porto Velho;
- Recife: Fortaleza, Parnamirim, Recife e Salvador;
- Rio de Janeiro: Barbacena, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa e Rio de Janeiro;
- São Paulo: Campo Grande, Guaratinguetá, Guarujá, Pirassununga, São José dos Campos e São Paulo.
As inscrições terminam em 04 de fevereiro de 2022 e não há previsão de cobrança de taxas.