Candidatos do concurso IBAMA já podem corrigir as provas que aconteceram no último domingo (30/01) de acordo com os gabaritos preliminares. As respostas foram divulgadas pelo Cebraspe, banca organizadora da seleção, e devem ser consultadas individualmente.
- Concursos militares: novos editais de 2022 oferecem mais de 850 vagas
- Concursos públicos reúnem mais de 28,7 mil vagas abertas no país
De acordo com o calendário, das 10h do dia 02 de fevereiro até as 18h do dia 03 de fevereiro, os interessados poderão entrar com recurso contra os resultados das questões. O cronograma define que os gabaritos oficiais definitivos serão publicados no dia 22 de fevereiro.
Como consultar os gabaritos preliminares do concurso IBAMA?
As respostas prévias foram liberadas nesta terça-feira (01/02). O passo a passo para a verificação é bastante simples e pode ser feito em apenas alguns minutos. Os interessados devem:
- Acessar o site do Cebraspe;
- Rolar a página até “Acesso a links”;
- Clicar no primeiro link da lista;
- Informar CPF e senha cadastrados na inscrição;
- Clicar em “Entrar”.
Na área do candidato, você verá o arquivo para download.
Como foi o concurso IBAMA?
O órgão teve edital publicado pelo Cebraspe oferecendo 568 vagas imediatas para jornadas de 40 horas semanais de trabalho. Dessas, 432 oportunidades foram para profissionais de nível médio/técnico, no cargo de Técnico Ambiental, com remuneração de R$ 4.063,34.
As demais ofertas do concurso IBAMA foram para profissionais de nível superior em qualquer área de formação, com ganhos de R$ 8.547,64. Essas foram divididas entre as seguintes funções:
- Analista Administrativo – 40 vagas;
- Analista Ambiental – Licenciamento Ambiental – 35 vagas;
- Analista Ambiental – Recuperação Ambiental, Monitoramento e Uso Sustentável da Biodiversidade, Controle e Fiscalização – 39 vagas;
- Analista Ambiental – Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental – 22 vagas.
Todos os candidatos foram submetidos a provas objetivas e discursivas. A primeira parte foi composta por questões de “certo ou errado”, seguindo o padrão de avaliações do Cebraspe. Já a segunda parte foi uma redação dissertativa de até 30 linhas sobre conhecimentos específicos dos cargos.