O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já informou a data de início para a realização do Censo Demográfico 2022. Segundo a novidade repassada pelo IBGE nesta terça-feira (25/01), a pesquisa deve começar no dia 1° de agosto. O comunicado foi divulgado após sanção do Orçamento Anual.
Para a pesquisa nacional, o órgão vai receber em torno de R$ 2,3 bilhões e contará com servidores temporários contratados por meio do concurso IBGE. Anteriormente, a data prevista para iniciar o levantamento era dia 1° de junho. Contudo, após o vencimento do contrato do Cebraspe como banca da seleção, foi necessário realizar um reajuste.
Agora, a empresa responsável pelo certame é a Fundação Getúlio Vargas. O Censo do IBGE 2022 será feito por 183.021 Recenseadores e 23.870 Agentes Censitários Municipais e Supervisores. O período de inscrição no concurso IBGE se encerrou na última sexta-feira (21/01), somando 1,1 milhão de registros.
Censo Demográfico 2022: como será feita a pesquisa
O levantamento nacional deve abranger 70 milhões de domicílios espalhados por todo o país. De acordo com o edital, Recenseadores trabalharão durante três meses fazendo entrevistas. Ou seja, no período de agosto a outubro, esses servidores visitarão as casas dos brasileiros para a coleta de informações.
Já os Agente Censitários terão contratos de cinco meses, desenvolvendo suas atividades entre agosto e dezembro. Grande parte do trabalho a ser desenvolvido é supervisionar e auxiliar os Recenseadores. Durante a realização do Censo Demográfico do IBGE 2022, todos os contratados deverão usar:
- Colete e boné azuis com a logomarca do IBGE;
- Crachá de identificação, com foto, número de matricula e número de identidade do servidor;
- Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul;
- Máscara facial como protocolo de segurança contra a COVID-19.
Tendo em vista a pandemia, Recenseadores e Agentes deverão manter o distanciamento social na hora das entrevistas e higienizar as mãos e equipamentos com álcool em gel. O IBGE também disponibilizou outros dois formatos do Censo para quem preferir: pela internet ou por telefone.
Dúvidas e problemas podem ser resolvidos pelos canais de atendimento do órgão.