Restituição: Receita libera consulta de novo lote residual do Imposto do Renda

Mais de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos poderão consultar lote residual de restituições do IR.

Os mais de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos, em razão de inconsistências na declaração do Imposto de Renda (IR), mas que não possuem pendências junto à Receita, já podem consultar o lote residual de restituições do IR Pessoa Física (IRPF).

continua depois da publicidade

O pagamento referente às restituições será depositado diretamente na conta bancária do beneficiário, que informada na Declaração do Imposto de Renda.

A soma dos valores correspondentes é superior a R$ 281 milhões. Desse total, mais de R$ 96 milhões serão pagos para 43.306 contribuintes que têm prioridade legal, que são idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física e/ou mental e para os contribuintes onde a maior fonte de renda seja proveniente do magistério.

Consultar o lote residual de restituições do IR

Leia também

Os interessados em consultar lote residual de restituições do IR devem acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

continua depois da publicidade

Caso o contribuinte identifique alguma pendência poderá retificá-la. Além disso, a Receita Federal disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, onde é possível realizar consultas sobre informações das restituições do IRPF e situação cadastral de inscrição no CPF.

Caso o crédito não seja realizado, é importante lembrar que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para isso, é possível acessar o valor no pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do referido Banco, por meio dos telefones 4004-0001 para as capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades. Tem ainda o telefone 0800-729-0088, exclusivo para deficientes auditivos.

continua depois da publicidade

Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro do prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita:

  1. Clique em “Declarações e Demonstrativos”;
  2. Depois, selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
  3. Por fim, clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade