Os mais de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos, em razão de inconsistências na declaração do Imposto de Renda (IR), mas que não possuem pendências junto à Receita, já podem consultar o lote residual de restituições do IR Pessoa Física (IRPF).
O pagamento referente às restituições será depositado diretamente na conta bancária do beneficiário, que informada na Declaração do Imposto de Renda.
A soma dos valores correspondentes é superior a R$ 281 milhões. Desse total, mais de R$ 96 milhões serão pagos para 43.306 contribuintes que têm prioridade legal, que são idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física e/ou mental e para os contribuintes onde a maior fonte de renda seja proveniente do magistério.
Consultar o lote residual de restituições do IR
Os interessados em consultar lote residual de restituições do IR devem acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Caso o contribuinte identifique alguma pendência poderá retificá-la. Além disso, a Receita Federal disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, onde é possível realizar consultas sobre informações das restituições do IRPF e situação cadastral de inscrição no CPF.
Caso o crédito não seja realizado, é importante lembrar que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para isso, é possível acessar o valor no pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do referido Banco, por meio dos telefones 4004-0001 para as capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades. Tem ainda o telefone 0800-729-0088, exclusivo para deficientes auditivos.
Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro do prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita:
- Clique em “Declarações e Demonstrativos”;
- Depois, selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
- Por fim, clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.