Além de ter que focar nas questões de múltipla escolha, muitos concurseiros ainda precisam fazer uma redação durante os certames. No entanto, produzir um texto requer preparo e muita prática durante a fase dos estudos. Sendo assim, veja quais são os erros mais cometidos em redações de concursos.
Vale lembrar que provas de redação costumam ser comuns em concursos de órgãos federais e para cargos de níveis superior. Mesmo assim, alguns certames também exigem que candidatos de níveis médio e fundamental façam um texto.
Quais são os erros mais cometidos em redações de concurso
Nas redações de concurso, os erros mais comuns são os seguintes:
Não ler os textos de apoio e fugir do tema
Os textos de apoio não estão na introdução de forma aleatória. Eles servem como referência do assunto e oferecem até alguns dados relevantes para ajudar o concurseiro no momento de produção do texto.
Assim, o texto de apoio colabora também para que a pessoa não fuja do tema proposto, o que retira grande parte da nota e até pode zerar o texto dependendo da situação. Portanto, atenha-se ao que é pedido na introdução e fique de olho no texto-base.
Erros de concordância e coerência
Os erros de concordância e coerência são comuns. Geralmente, eles ocorrem por dois motivos: falta de atenção na hora de escrever ou falta de prática de redação durante a fase de preparação para o concurso.
Portanto, lembre-se de que não adianta estudar somente as matérias que vão cair nas provas. Praticar redação, com temas diversos, ajuda a manter um bom nível de escrita.
Não usar a folha de rascunho e não revisar
Quando fizer um texto, lembre-se sempre de utilizar a folha de rascunho. A partir dela, será possível fazer uma revisão do seu texto, fazendo alterações de frases ou correção de palavras erradas. Lembra da concordância e da coerência? É aqui que os problemas podem ser resolvidos.
Quem não faz a revisão ou não usa a folha de rascunho costuma deixar passar muitos erros, sendo a maioria deles os que citamos anteriormente ao longo da matéria. Portanto, use a folha de rascunho e faça a revisão.
Não controlar o tempo
Por fim, um outro erro comum é não utilizar o tempo de forma correta. Afinal, durante a prova, geralmente o candidato precisa fazer a redação e responder as questões de múltipla escolha. Então, lembre-se de dar tempo suficiente para fazer a redação.
Quer mais dicas sobre redações? Confira o nosso texto sobre como fazer uma redação nota 10. Lembre-se também de entrar nos sites das bancas como Cebraspe e FGV para ver mais sobre as provas de redação.