O Serasa Score 2.0 é um modelo estatístico que gera pontos ao consumidor baseado em seus hábitos financeiros. Por exemplo, quem paga contas em dia tem maior pontuação. O cálculo é feito a partir dos dados cadastrais da pessoa.
- Confira 39 modelos de carros que estão isentos do IPVA em 2022
- C6 Bank abre mais de 80 vagas de emprego; veja cargos disponíveis
Esse sistema indica, de 0 a 1000, quais são as chances de determinada pessoa quitar suas contas nos próximos meses. A partir disso, empresas e bancos podem analisar o risco de crédito. Ou seja, se vale a pena liberar empréstimo.
O histórico de pagamentos demonstra se aquele consumidor costuma honrar seus compromissos ou se faz muitas dívidas. Mas boletos de água, luz e telefone não são considerados na pontuação.
Vale ressaltar que o Serasa Score 2.0 não é o único critério utilizado para autorização de crédito. As faixas de pontuação são:
- 0-300: Baixo;
- 301-500: Regular;
- 501-700: Bom;
- 701-1000: Excelente.
Como consultar o Serasa Score 2.0?
Para verificar seus pontos no Serasa, é necessário ter acesso à internet. Isso porque a consulta é realizada pelo site do próprio órgão. Dessa forma, o passo a passo é o seguinte:
- Acesse o portal indicado;
- Clique no botão “Consulte agora”;
- Informe seu CPF e clique em “Continuar” (quem não tiver conta, deve se registrar e informar todos os dados pedidos);
- Informe a senha cadastrada.
Depois disso, na nova página carregada, o seu Serasa Score 2.0 vai aparecer atualizado. Além dele, você também pode conferir qual é a pontuação média das pessoas que estão na mesma faixa etária que a sua e vivem no seu CEP. Também podem consultar os seus pontos:
- Bancos e instituições financeiras;
- Seguradoras;
- Construtoras e imobiliárias;
- Operadoras de internet e telefonia;
- Lojas de departamento;
- Instituições que oferecem financiamentos estudantis.
É por meio do score da Serasa que essas instituições vão conferir seu comportamento e relacionamento dentro do mercado financeiro.