Milhões de brasileiros estão com o nome sujo e muitos nem sabem o motivo disso ter ocorrido. Sendo assim, confira o que pode negativar e sujar seu nome. Também saiba como consultar seus dados.
- Calendário INSS 2022 já está disponível para consulta; veja datas de pagamento
- Coca-Cola abre mais de 60 vagas de trabalho; veja como se inscrever
A crise econômica provocada pela pandemia fez com que muitos brasileiros não conseguissem honrar seus débitos. O nome negativado pode trazer diversos problemas com a justiça para a pessoa devedora.
O que pode negativar seu nome
Existem várias maneiras de negativar seu nome e consequentemente sujar seu CPF momentaneamente. No entanto, as cinco mais comuns são:
Negativação (dívidas com empresas)
Quando alguém deve uma empresa, há uma notificação no Serasa ou semelhante. Assim, a pessoa é contatada novamente. Se o valor não for quitado, o nome é negativado.
Protesto
O protesto geralmente ocorre com dívidas a prazo. O credor informa ao cartório que não houve o pagamento e assim o CPF é negativado.
Cheque sem fundo
Se um cheque sem fundo, em seu nome, for dado para pagar algum produto ou serviço, seu nome pode ficar sujo. O cheque sem fundo é a prática de dar um cheque sem que haja dinheiro na conta para descontá-lo.
Participação em falência
Caso seja dono ou sócio de empresa que decretou falência, o nome pode ficar negativado até que a dívida seja paga ou haja algum perdão. No caso, há envolvimento da Justiça.
Ação na Justiça
Além da participação em falência, ações judiciais podem negativar o nome do indivíduo. Geralmente isso ocorre quando a dívida é com alguma pessoa.
Como saber se seu nome está sujo
Existem dois locais para saber se o nome está sujo. O primeiro é a Serasa. Basta entrar no site e digitar seu CPF para fazer uma consulta gratuita. Caso haja qualquer problema, estará a indicação e o valor devido.
A outra modalidade é por meio do Registrato do Banco Central. Por lá, é possível ter acesso a dívidas, movimentações financeiras, contas abertas, entre outras informações. Para acessar os dados do site, é só ter uma conta no gov.br. Se não tiver uma, crie gratuitamente com seus dados pessoais.