Ano novo, certame novo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela que deve sair em breve mais um edital do concurso IBGE. A informação foi adiantada pelo coordenador de Recursos Humanos do órgão, Bruno Malheiros, durante coletiva de imprensa.
- Vagas de emprego no SEST SENAT: confira as oportunidades abertas
- TIM oferta mais de 70 vagas de emprego pelo país; confira cargos
Dessa vez, a expectativa é pela abertura de 192 vagas temporárias para agentes e supervisores, com foco no Censo Demográfico de 2022. Todos os detalhes do novo certame serão atualizados pelo Concursos no Brasil assim que forem divulgadas novidades ou publicados novos editais.
Novo concurso IBGE: vagas
Por enquanto, é aguardada a oferta das seguintes vagas, com valores, requisitos e cronogramas que só poderão ser confirmados após a publicação definitiva do edital:
Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (ACT)
- Vagas estipuladas: 180;
- Requisito provável: nível médio;
- Salário: R$ 998,00.
Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação
- Vagas estipuladas: 12;
- Requisito provável: nível superior;
- Salário: R$ 4.200,00.
Concurso IBGE: editais de 2021
Além do novo edital aguardado para os próximos dias, o IBGE está com outros certames em andamento, totalizando mais de 206 mil vagas temporárias abertas e superando a marca de 650 mil inscrições realizadas até o momento.
Os certames estão a cargo de duas bancas organizadoras, com editais distintos publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O período de inscrições foi prorrogado até o próximo dia 21 de janeiro. Leia aqui a íntegra da matéria.
Saiba mais
O primeiro certame destinado à contratação de temporários para realização do novo Censo Demográfico havia sido publicado pelo Cebraspe em outubro de 2021, mas foi cancelado, com a devolução das taxas pagas pelos inscritos.
Pela legislação vigente, o Censo deve ser realizado uma vez a cada década, periodicidade que já foi extrapolada, em decorrência da pandemia do coronavírus e da ausência de previsão orçamentária para realização do estudo ainda em 2021.
Defasados, os últimos dados populacionais brasileiros datam de 2010, quando foi realizada a pesquisa mais atual disponível. Decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a obrigatoriedade da realização do concurso e do Censo durante este ano.
Considerado a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população brasileira, o Censo coleta informações relevantes para a definição de diversas políticas públicas em níveis municipal, estadual e nacional.