Se prepare: veja o que abre e fecha tanto na Véspera como no Ano Novo

Vários estabelecimentos comerciais e órgãos devem alterar os horários de funcionamento neste feriado de Ano Novo.

A virada do ano pode mudar o funcionamento de vários serviços no país. Com o feriado de Ano Novo, alguns estabelecimentos devem alterar seus horários e até mesmo fechar as portas nos dias 31/12/2021 e 01/01/2022. Veja o que vai acontecer:

continua depois da publicidade

Bancos ficarão fechados

O último dia de funcionamento normal das agências bancárias em 2021 foi nesta quinta-feira (30/12). Nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro, os bancos ficarão fechados por conta do feriado de Ano Novo. Sendo assim, não haverá atendimento presencial.

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) ainda informa que as contas vencidas nesses dois dias não acarretarão em encargos. Esses boletos costumam ter a data de vencimento ajustada e não é cobrado juros. Já as transações pela internet ou por meio de caixas eletrônicos continuam funcionando normalmente.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, pontuou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

continua depois da publicidade

Lojas podem ter horário alterado e até fechar

Na sexta-feira (31/12), os shoppings de todo o Brasil devem funcionar das 10h às 16h, mas fecharão no dia 1° de janeiro. O comércio de rua deve seguir esse mesmo esquema. Mas vale ressaltar que os lojistas podem definir se vão abrir e também fazer seu próprio horário.

É importante saber também que, no primeiro dia do ano, apenas os serviços essenciais estarão em funcionamento. Por exemplo, postos de gasolina, farmácias e supermercados. O horário de abertura desses estabelecimentos também varia de acordo com o que for estipulado pelos proprietários.

continua depois da publicidade

INSS também vai fechar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá horário de expediente especial no dia 31 de dezembro. As agências funcionarão das 7h às 13h apenas para quem tiver feito agendamento prévio. A central de atendimento também teve uma alteração.

Os serviços via telefone, pelo número 135, serão realizados das 7h às 19h. De acordo com o órgão, outras informações e requerimento de benefícios devem ser resolvidos por meio do site ou app Meu INSS.

Correios devem fechar as portas

As agências dos Correios ficarão fechadas nesse Ano Novo. Ou seja, não haverá atendimento nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. O atendimento ao público será realizado por meio:

continua depois da publicidade
  • Das centrais telefônicas 3003-0100 e 0800 725 0100;
  • Do chat ou Fale Conosco no site do órgão.

A partir do dia 03 de janeiro de 2022, os horários de funcionamento dos Correio e demais órgãos e estabelecimentos devem voltar ao normal.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade