Pessoas que estão com o “nome sujo” podem solicitar linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal. O empréstimo para negativados consiste num sistema de penhora, em que o cliente deixa um bem como garantia de pagamento. Nesse formato, é possível conseguir valores de até R$ 100 mil.
- Saiba como movimentar as parcelas do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem
- Mega da Virada: quanto rende prêmio de R$ 350 milhões na poupança?
Como funciona o crédito para negativados da Caixa
Essa linha de crédito para negativados consiste na avaliação do bem a ser penhorado e, com base na análise, liberação do dinheiro. O objeto fica em posse da Caixa até o fim do pagamento das parcelas. Depois, o cliente pode resgatar o item ou solicitar um novo empréstimo.
A Caixa aceita como garantia dos valores:
- Relógios;
- Joias;
- Pratarias;
- Canetas de primeira linha;
- Saldo do FGTS.
Como solicitar o empréstimo especial da Caixa
O interessado em conseguir o dinheiro deve se dirigir a uma agência da Caixa que ofereça o Crédito Penhor. No site da instituição, é possível verificar a lista de todas as unidades que possuem esse tipo de empréstimo. Sendo assim, é necessário:
- Levar os documentos pessoais do solicitante (RG, CPF e comprovante de endereço) e o objeto a ser penhorado;
- Informar um servidor do banco que quer solicitar o crédito especial para negativados;
- Entregar o objeto para análise;
- Estipular as condições de pagamento junto com o servidor;
- Assinar o contrato.
Vale ressaltar que o objeto precisa seguir os critérios do programa. No caso do saldo do FGTS, os valores ficarão bloqueados pelo banco. Assim que a contratação for feita, o dinheiro do empréstimo é depositado na conta do cliente.