Nesta quarta-feira (22/12), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que autoriza a nomeação de 1.448 aprovados no concurso PRF. O texto, assinado pelo Ministério da Economia, informa que o Ministério da Justiça e Segurança pública deve comprovar a existência das vagas.
- Edital do concurso MP RJ: 15 vagas com salário de R$ 32.004,64
- Concurso Banco do Brasil: resultado final é liberado; veja como consultar
Além disso, a pasta precisará informar qual é a origem dos recursos para as contratações dentro da Lei Orçamentária Anual. O edital originalmente oferecia 1.500 vagas para Policial Rodoviário Federal em todo o Brasil. O número de candidatos que realizaram as provas é superior a 300 mil.
Concurso PRF: como aconteceu a seleção
Em janeiro foi publicado o edital do concurso PRF por meio da banca organizadora, Cebraspe. O documento contava com 1.125 vagas de ampla concorrência, 300 oportunidades para candidatos negros e outras 75 para pessoas com deficiência (PcD). Os principais requisitos para participar do certame eram:
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Ter completado nível superior em qualquer área de atuação;
- Possuir CNH na categoria B ou superior.
O salário oferecido foi de R$ 9.899,88 por mês para jornadas de 40 horas semanais de trabalho. A seleção contou com duas etapas, sendo a primeira dividida em seis fases comuns a todos os candidatos:
- Provas escritas: uma parte objetiva com três blocos de questões e uma parte discursiva no formato de redação;
- Avaliação psicológica;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Prova de títulos;
- Avaliação médica;
- Investigação social.
Inscritos no concurso PRF como PcD ainda tiveram que cumprir o procedimento biopscicossocial. Enquanto os auto declarados negros precisaram passar por heteoidentificação. A segunda etapa é o curso de formação, que está em andamento desde o mês de novembro.