Será possível fazer Pix sem internet? Recurso pode ser aprovado em 2022

Novidades com relação ao uso do Pix são anunciadas para 2022: agora será possível utilizar o Pix sem fazer uso da internet.

Após completar um ano em novembro, o Pix terá novidades para 2022. Conforme anúncio feito pelo Banco Central, será possível realizar as transações sem o uso da internet. Outra novidade aguardada é a possibilidade de realizar compras internacionais.

Mesmo que não tenha incluído essas atualizações no cronograma do Pix para 2022, o Banco Central já informou que os novos recursos serão implantados em breve. Confira as novidades do Pix para 2022:

continua depois da publicidade
  • Transações sem o uso de internet;
  • Possibilidade de realizar compras internacionais;
  • Possibilidade de enviar dinheiro ao exterior;
  • Débito automático com o Pix.

O objetivo dessas atualizações, de acordo com o Banco Central, é estimular a economia, uma vez que o Pix aumenta a concorrência entre as empresas, além de reduzir o custo das transações para quem utiliza.

Pix offline

Apesar de ser a transação mais utilizada no Brasil (o Pix já passou transferências por TED, DOC e até mesmo boletos bancários), muitas pessoas acabam não optando pelo Pix por não ter internet.

Seja por falta de um plano de dados ou mesmo por estar em regiões afastadas, muitas vezes não é possível realizar a transação. Com o Pix offline o problema será resolvido.

continua depois da publicidade

Até o momento não foi divulgado como será essa transação, mas é provável que siga nos moldes dos aplicativos de bancos, que já consegue fazer transações sem o uso de internet.

Pix: outras novidades para 2022

Quem compra via internet em sites internacionais com certeza já sentiu falta da possibilidade de finalizar o pagamento com o Pix.

Para sanar esse problema, o Banco Central está trabalhando em uma alternativa para se comunicar com outros sistemas de pagamentos, permitindo assim, o uso da transação para pagamentos internacionais.

continua depois da publicidade

Com isso, também será possível que as pessoas realizam transferências internacionais, com a mesma facilidade que é feita no Brasil.

E ainda na agenda do Governo está a programação de débito automático em contas recorrentes, como luz, telefone, água e internet. Isso será feito com o pagamento via Pix.

Em pouco mais de um ano, o Pix contabiliza 115 milhões de usuários. Até novembro, o total de transações chegou a R$ 538,3 bilhões.

Vale lembrar que recentemente novos serviços Pix foram lançados, como o Pix Saque, que permite receber dinheiro vivo em estabelecimentos comerciais cadastrados, e o Pix Troco, na qual é possível efetuar o pagamento com Pix em um valor maior que a compra efetuada e receber o troco em dinheiro.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade