Concurseiros de todo o Brasil se preparam diariamente para provas escritas e físicas, buscando estabilidade. Muitos deles são aprovados nos concursos, mas acabam não sendo convocados porque as vagas foram preenchidas ou porque a oferta era apenas para cadastro reserva.
O que fazer quando for aprovado num concurso
Para saber se você passou em uma seleção pública, é preciso ficar de olho no site da banca organizadora ou do órgão responsável pelo certame. Nele são publicados os resultados, gabaritos e a lista com os nomes de quem passou.
Essas mesmas informações são publicadas no Diário Oficial da União (DOU) também. Em algumas situações, a instituição entra em contato com os aprovados pelos meios informados na inscrição. No entanto, a aprovação não é sinônimo de convocação.
Quando você vir seu nome entre os aprovados de um concurso, confira qual é a sua posição e o número de vagas ofertadas. Por exemplo, se forem 10 vagas e você ficou em 15° lugar, então entrará para uma lista de espera ou para o cadastro reserva.
Nesse caso, você pode ser convocado se os aprovados desistirem da nomeação ou algum servidor for exonerado, por exemplo. Enquanto você estiver aguardando a sua vez, atente-se para o prazo de validade do concurso.
Enquanto o certame estiver vigente, existe chance de uma nova convocação. Mas assim que a seleção for finalizada e homologada, também são encerradas as nomeações e é necessário fazer uma nova prova. Caso você nunca seja convocado, a dica é procurar um advogado para entender seus direitos na posse do cargo.
O que é a convocação e como funciona?
Candidatos aprovados dentro do número de vagas de um concurso público costumam ser convocados para tomar posse do cargo. É lançado um novo edital com o nome e dados pessoais de todos os chamados, indicando também em qual função irão ingressar.
Esse ato público costuma ser divulgado pela banca organizadora e no DOU. O documento conta com prazo para o candidato se apresentar e aceitar o cargo. Nessa situação, é necessário apresentar:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de escolaridade mínima;
- Título de Eleitor.
Em alguns casos, o aprovado no concurso deve apresentar ainda laudos que atestem aptidão física e mental para o trabalho. Assim que a nomeação for autorizada, o candidato passa a ser um servidor público.