O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve sofrer um reajuste em 2022. A estimativa é que o imposto em questão suba mais de 30% em janeiro em comparação com o valor pago este ano.
- Auxílio permanente de R$ 1.200 é aprovado na Câmara; veja regras
- Caixa Tem: empréstimo de até R$ 1 mil já está disponível
O aumento é motivado pelo fato de o valor do IPVA ser calculado com base no preço que o modelo do veículo apresentou na Tabela Fipe em setembro de 2021. Ou seja, se houve um aumento nesse preço, o valor do IPVA, por consequência, sofrerá também um aumento.
A tendência é que, ao longo do tempo, o imposto em questão fique mais barato, já que o veículo sofre uma desvalorização a cada ano. Mas, para a surpresa dos proprietários de veículos, não é isso que está acontecendo neste ano.
Ao contrário do que ocorre normalmente, o setor de seminovos e usados no Brasil está aquecido este ano. Para se ter uma ideia, o mercado de carros usados no país cresceu mais de 80% em junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Um dos motivos desse aquecimento é a venda de automóveis por parte de motoristas que possuíam mais de um veículo e estão cortando gastos para ter um equilíbrio financeiro em sua renda.
Outra causa apontada é a dificuldade que as mondadoras de veículos têm encontrado em conseguir matérias-primas para a produção de veículos. Com isso, elas estão entregando a produção fora do prazo habitual, o que faz os consumidores procurarem o setor de seminovos.
Com este cenário, os proprietários de veículos devem pagar em 2022 o IPVA com um valor acima do esperado. Por enquanto, a estimativa é que o imposto suba mais de 30%. Apesar deste cenário preocupante, as alíquotas estaduais não devem sofrer alteração na cobrança do IPVA.
Como calcular o valor do IPVA de 2022
Para calcular o valor do IPVA do seu veículo, siga os seguintes passos:
- Acesse o site ou o aplicativo (Android e iOS) da Tabela Fipe;
- Clique em “Índice e Indicadores”;
- Em seguida, clique em “Preço Médio de Veículos – Tabela Fipe”;
- Escolha o tipo de veículo de acordo com o que possui: se carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus, ou se motos;
- Clique na opção que condiz com o tipo de seu veículo;
- Depois escolha o mês que deseja pesquisar o preço do veículo. Para o cálculo do IPVA, setembro de 2021 deve ser o mês escolhido;
- Após isso, escolha a marca, o modelo e o ano do veículo;
- Clique em “Pesquisar” para ter acesso ao preço do seu veículo.
- Com o preço em mãos, some este valor à alíquota referente ao seu estado e divida por 100.
Confira a alíquota de seu estado
- São Paulo: 4%;
- Rio de Janeiro: 4%;
- Minas Gerais: 4%;
- Goiás: 3,75%;
- Distrito Federal: 3,5%;
- Mato Grosso do Sul: 3,5%;
- Paraná 3,5%;
- Alagoas 3%;
Amazonas: 3%; - Amapá: 3%;
- Pernambuco: 3%;
- Rio Grande do Norte: 3%;
- Rio Grande do Sul: 3%;
Roraima: 3%; - Bahia: 2,5%;
Ceará: 2,5%; - Maranhão: 2,5%;
- Pará: 2,5%;
- Paraíba: 2,5%;
- Piauí: 2,5%;
- Sergipe: 2,5%;
- Acre: 2%;
- Espírito Santo: 2%;
- Mato Grosso: 2%;
- Rondônia: 2%;
- Santa Catarina: 2%;
- Tocantins: 2%.