CPF na nota faz com que seu score aumente de nível? Entenda

Score é fundamental no momento de pedir empréstimo ou parcelar alguma dívida. Veja o que colabora no cálculo.

O score da Serasa é uma pontuação muito utilizada por empresas e bancos que oferecem linhas de crédito. Nele, há uma avaliação da capacidade da pessoa em quitar a sua dívida. Veja se o CPF na nota ajuda a aumentar o seu score.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que muitos estados possuem programas que incentivam os consumidores a informarem o CPF na nota. Assim, eles concorrem à prêmios e ajudam a administração pública a combater a sonegação de impostos. Por isso, passou a ser comum a pergunta sobre o CPF na nota na hora de se pagar alguma compra.

CPF na nota aumenta o score?

Apesar da ideia até ter um certo sentido, o CPF na nota não aumenta o score. A própria Serasa já desmentiu os boatos e informou quantidade de notas emitidas não afeta a pontuação, e sim, o nome limpo. Além disso, atualizar o cadastro também colabora.

Portanto, lembre-se de sempre verificar se seu CPF não está negativado. É possível fazer a consulta no site da Serasa, de forma gratuita. Além disso, na hora de contrair qualquer dívida, faça as contas para saber se será ou não possível quitar o débito. Os juros para alguns produtos, como cartões de crédito, costumam ser elevados, dificultando limpar o nome.

continua depois da publicidade

Serasa: como consultar o score

O score pode ser consultado por meio do aplicativo da Serasa (Android e iOS) ou pelo site. Em ambos os casos é preciso:

  • Ter conta na Serasa. É possível criar uma gratuitamente com os seus dados pessoais;
  • Possuindo uma conta, informar o CPF e senha;
  • Ao entrar na plataforma, basta ir na opção onde aparece um gráfico indicando um número. Este é o seu score.

Vale lembrar que o score vai de 0 a 1.000, com diversos critérios sendo utilizados para determinar a pontuação, entre eles as dívidas quitadas e o relacionamento com as empresas. Quanto mais perto do 1.000, mais confiável é o consumidor.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade