O score da Serasa é uma pontuação muito utilizada por empresas e bancos que oferecem linhas de crédito. Nele, há uma avaliação da capacidade da pessoa em quitar a sua dívida. Veja se o CPF na nota ajuda a aumentar o seu score.
- Sebrae oferta mais de 270 cursos online gratuitos; veja como fazê-los
- Grupo Big oferta mais de 390 vagas de emprego; saiba como concorrer
Vale lembrar que muitos estados possuem programas que incentivam os consumidores a informarem o CPF na nota. Assim, eles concorrem à prêmios e ajudam a administração pública a combater a sonegação de impostos. Por isso, passou a ser comum a pergunta sobre o CPF na nota na hora de se pagar alguma compra.
CPF na nota aumenta o score?
Apesar da ideia até ter um certo sentido, o CPF na nota não aumenta o score. A própria Serasa já desmentiu os boatos e informou quantidade de notas emitidas não afeta a pontuação, e sim, o nome limpo. Além disso, atualizar o cadastro também colabora.
Portanto, lembre-se de sempre verificar se seu CPF não está negativado. É possível fazer a consulta no site da Serasa, de forma gratuita. Além disso, na hora de contrair qualquer dívida, faça as contas para saber se será ou não possível quitar o débito. Os juros para alguns produtos, como cartões de crédito, costumam ser elevados, dificultando limpar o nome.
Serasa: como consultar o score
O score pode ser consultado por meio do aplicativo da Serasa (Android e iOS) ou pelo site. Em ambos os casos é preciso:
- Ter conta na Serasa. É possível criar uma gratuitamente com os seus dados pessoais;
- Possuindo uma conta, informar o CPF e senha;
- Ao entrar na plataforma, basta ir na opção onde aparece um gráfico indicando um número. Este é o seu score.
Vale lembrar que o score vai de 0 a 1.000, com diversos critérios sendo utilizados para determinar a pontuação, entre eles as dívidas quitadas e o relacionamento com as empresas. Quanto mais perto do 1.000, mais confiável é o consumidor.