O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) possui uma forma única de avaliar candidatos nas provas dos concursos que organiza. O método Cebraspe é um dos mais famosos do país, utilizado pelos certames mais concorridos. Saiba como funciona e como se sair melhor.
- Grupo Big oferta mais de 390 vagas de emprego; saiba como concorrer
- Quem receberá bônus de R$ 1 mil pelo Auxílio Brasil? Confira regras
Apesar de não ser regra, concursos para juízes, promotores, IBGE, polícia estaduais, entre outros, costumam utilizar o método Cebraspe, por ser considerado um dos mais eficientes já criados.
Método Cebraspe: como funciona
O método Cebraspe funciona de forma diferente das outras avaliações. Geralmente, as provas contam com itens que possuem apenas duas opções de escolha. No caso, o candidato deve avaliar se o enunciado apresenta uma informação certa “C” ou errada “E”.
Outro ponto que vale o destaque e a atenção do candidato é em relação aos pontos. Cada item que o candidato errar, anulará uma questão que ele acertou. Portanto é possível zerar a prova, mesmo tendo acertado questões. Se a pessoa deixar o item em branco, nenhum ponto será retirado ou adicionado.
Ao mesmo tempo, é válido ressaltar que nem todas as provas utilizam os itens de certo ou errado. Em algumas ocasiões, como o concurso TR RJ 2020, o Cebraspe utiliza questões padrões com cinco alternativas e apenas uma reposta correta.
Outro detalhe que costuma pegar muitos desavisados é a forma que o Cebraspe aborda as questões. Elas costumam ser mais aprofundadas e por vezes até sendo interdisciplinares, aumentando a complexibilidade. Portanto, quem só decora e não estuda de forma apropriada, dificilmente se sairá bem.
Além disso, por geralmente contar com itens de certo ou errado, o método Cebraspe costuma punir candidatos desatentos, que não fazem a leitura correta do enunciado. Uma simples palavra como “não” ou “todos” pode modificar todo o sentido da pergunta feita.
Método Cebraspe: como se preparar para um concurso
A primeira dica para se preparar é estudar de forma organizada, se baseando nas provas anteriores já aplicadas pelo Cebraspe. É importante que o candidato não só conheça as disciplinas, mas como serão abordadas.
No dia da prova, se alimente bem e chegue com antecedência, para evitar transtornos. Se tiver alguma dúvida em uma questão, deixe em branco para evitar que um erro anule uma questão correta.
Lembre-se, no site Concursos no Brasil, é possível fazer simulados gratuitos.