Cálculo do 13º salário: saiba o valor que você irá receber em 2021

O 13º salário é pago aos trabalhadores que possuem carteira assinada. Veja como fazer o cálculo e quando o valor será liberado.

Os profissionais formais, que são contratados dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), possuem um direito de bônus todo fim de ano. O 13° salário é uma gratificação que pode ser paga em uma ou duas parcelas. Veja como calcular o valor que você vai receber.

continua depois da publicidade

Esse momento do ano é esperado pelos brasileiros porque o dinheiro extra acaba servindo para as compras de final de ano, para pagar dívidas ou planejar o começo do próximo ano.

De acordo com as leis do trabalho, o 13º salário correspondente à uma média dos valores recebidos ao longo do ano e deve ser pago pelo empregador ao seu colaborador.

13º salário: como o repasse é feito?

O pagamento do 13º salário é normalmente realizado no final de cada ano, podendo ser repassado em uma parcela ou em duas. Contudo, há opções diferentes, confira:

continua depois da publicidade
  • Duas parcelas no fim do ano: primeira parcela é paga em novembro e a segunda até 20 de dezembro;
  • Duas parcelas: a primeira parcela no meio do ano e a outra metade no final do ano;
  • Parcela única nas férias do colaborador: trabalhador recebe todo o valor quando tira férias;
  • Parcela única no fim do ano: até dia 30 de novembro.

Veja como calcular o seu 13º salário

O décimo terceiro é calculado de forma proporcional ao salário e aos meses trabalhados. Caso o empregado tenha trabalhado durante todo o ano, receberá o valor integral. Se o valor do salário sofreu alteração, será levado em conta o último valor registrado.

Confira, a seguir, como calcular o valor:

continua depois da publicidade

Caso uma pessoa ganhe R$ 1.100 por mês e trabalhou pelo período de seis meses. O cálculo será o seguinte: 1.100 (salário) dividido por 12 (quantidade de meses do ano) e multiplicado por 6 (meses trabalhados). Assim, o 13º salário será de R$ 550.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade