Com o fim do ano, muitos brasileiros esperam pelo dinheiro extra do 13º salário. O recurso pode ser empregado para pagar dívidas, comprar presentes ou mesmo ser guardado para um plano futuro. Portanto, saiba como calcular o valor do 13º salário em 2021 e quando ele será liberado.
- McDonald’s oferta mais de 300 vagas de emprego; veja como se inscrever
- Calendário para renovação da CNH vencida na pandemia: veja as datas
O 13º salário é um direito de todo trabalhador que possui carteira assinada. Segundo as leis do trabalho, ele correspondente à média ganha ao longo do ano e deve ser pago pelo empregador ao seu funcionário.
13º salário: como funciona o repasse
O pagamento do 13º salário costuma ser feito no final do ano, podendo ser repassado em uma parcela ou em duas. No entanto, existem opções diferentes, veja:
- Duas parcelas no fim do ano: primeira parte em novembro e segunda até 20 de dezembro;
- Duas parcelas: metade no meio do ano e metade no final;
- Parcela única nas férias: trabalhador recebe quando tira férias e não ganha no fim do ano;
- Parcela única no fim do ano: paga até dia 30 de novembro.
Como calcular o 13º salário
O 13º salário é calculado com base no período em que a pessoa esteve empregada durante o ano, sendo pago de forma proporcional. Caso o trabalhador tenha prestado serviços, com carteira assinada, desde 01 de janeiro, receberá de forma integral. Se trabalhou por seis meses, receberá metade e assim por diante.
Veja um exemplo abaixo sobre como calcular o valor:
Imagine que uma pessoa ganhe R$ 1.200 por mês e trabalhou por seis meses. O cálculo será o seguinte: 1.200 (salário) dividido por 12 (meses do ano) e multiplicado por 6 (meses trabalhados). Assim, o 13º salário será de R$ 600.
Vale lembrar que o 13º salário ainda possui descontos do INSS e de IR (Imposto de Renda). Por isso, o valor citado anteriormente é o bruto, sem descontos.