O PIS/Pasep é direito dos trabalhadores formais que cumprem as regras do benefício. Por isso, há uma grande expectativa sobre o calendário do abono PIS/Pasep de 2022. Confira o que já se sabe sobre os repasses para o ano que vem.
- Auxílio Inclusão Produtiva Rural terá parcelas de R$ 200; veja quem recebe
- Calendário INSS: novos benefícios de novembro serão pagos em breve; veja datas
Vale lembrar que o governo federal adiou os repasses do ano-base 2020, que deveriam ocorrer em 2021. Portanto, no ano que vem, há a possibilidade de que dois repasses sejam realizados: ano base 2020 (atrasado) e ano-base 2021, conforme determina a lei.
Calendário do abono PIS/Pasep 2022
Por enquanto, o calendário do abono PIS/Pasep 2022 ainda não foi liberado pelo governo. Alguns rumores apontam para janeiro como o início dos pagamentos. As datas oficiais deverão ser confirmadas a partir do ano que vem.
Vale lembrar que o PIS/Pasep paga, no máximo, um salário mínimo vigente. Portanto, com a inflação, é possível que reajustes sejam feitos nos valores. No momento, a previsão do ministério da Economia é que o índice seja 9,1% no final do ano.
Quem pode receber o abono do PIS/Pasep em 2022
Caso as regras sejam mantidas, o abono PIS/Pasep 2022 será pago aos trabalhadores da iniciativa privada ou aos funcionários de órgãos públicos. Para isso, eles devem cumprir as exigências a seguir:
- Estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base do saque;
- Obtiver renda mensal de até dois salários mínimos (em média, durante o ano-base);
- Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Como funciona o saque do PIS/Pasep
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. Eles precisam ir até o banco com seu documento de identidade para sacar o dinheiro. Quem tem o cartão Cidadão pode sacar em um caixa eletrônico. Dúvidas podem ser tiradas no telefone 0800-726-0207.
Por sua vez, o Pasep é repassado pelo Banco do Brasil (BB) aos servidores públicos. O depósito é automático, nas contas. Em caso de dúvidas, ligue para 0800-729-0001 (central de atendimento do BB).